Rentabilidade dos planos do Agros em 2023 superaram a média do mercado

.


Publicado em: 28/03/2024 às 11:30hs

Em 2023, mesmo diante de um cenário econômico de grandes incertezas no início do ano, os planos administrados pelo Agros tiveram ótimo desempenho, superando as metas atuariais nos planos de previdência do tipo Benefício Definido (BD) e alcançando rentabilidade próxima do índice de referências nos demais planos. 

A meta atuarial é estabelecida na Política de Investimentos de cada plano, que anualmente é definida pelo Comitê de Investimentos do Agros e aprovada pelo Conselho Deliberativo. Durante o ano, a equipe de Investimentos atua, com o apoio de consultorias de risco, em busca de aplicações que tenham resultados positivos e que permitam superar a meta. 

O Plano de Previdência A fechou o ano com 13,72% de rentabilidade, enquanto sua meta era de 7,43% (o equivalente ao INPC do ano + 3,59%), ou seja, o percentual alcançado foi de 184,67% da meta. O Plano B teve uma rentabilidade de 13,60% acumulada no ano, o que representa 159,43% da meta estabelecida, que era de 8,53% (INPC + 4,65% ao ano). 

Já o Plano InvestPrev, que é da modalidade “Contribuição Definida” (CD), não possui meta atuarial, tendo como índice de referência a Taxa Selic. Em 2023, o plano alcançou 12,81% de rentabilidade, o equivalente a 98,22% da Selic, que fechou o ano em 13,04%. Esse resultado superou a expectativa do início do ano, considerando os impactos negativos na rentabilidade sentidos nos primeiros meses do ano devido à crise do mercado de crédito.

Os demais planos do Agros tiveram resultados superiores à Taxa Selic, que também é o índice de referência para eles. O Plano Assistencial, responsável pelos recursos dos planos de saúde do Instituto, obteve 14,33% de rentabilidade em 2023; já o Plano de Gestão Administrativa (PGA), composto pelos recursos utilizados para a administração do Agros, obteve 15,81% de retorno.

Comparativo com o mercado

Os resultados positivos alcançados pelos planos do Agros em 2023 ficam ainda mais evidentes ao se fazer uma comparação da rentabilidade deles com a média de mercado. 

No gráfico a seguir é possível visualizar o resultado de um levantamento feito pela Consultoria Aditus que avaliou a rentabilidade de 448 planos de previdência, administrados por 127 Entidades Fechadas de Previdência Complementar, ao final de 2023.  grafico-rentabilidades-comparativo-mercado-2023

Os planos A e B, que são do tipo Benefício Definido (BD), tiveram rentabilidade mais de 1% superior à média encontrada pelo estudo para os planos da mesma modalidade. O InvestPrev também teve performance acima da média de mercado obtida entre os planos da modalidade Contribuição Definida (CD). 

Os resultados alcançados pelos planos do Agros em 2023 corroboram com o histórico de sucesso do Instituto na gestão dos investimentos dos participantes e são um reflexo da qualidade da estrutura de gestão de investimentos, com profissionais qualificados, comitê para decisões, consultorias especializadas e auditorias. Essa estrutura atua toda em prol da proteção dos recursos dos participantes para garantia dos benefícios futuros.