ANS divulga resultados do QUALISS

Publicado em

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, no dia 20 de abril, os resultados do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde  - QUALISS.

O Programa funciona da seguinte forma: os estabelecimentos ou profissionais informam voluntariamente aos seus Conselho de Classe suas qualificações, por exemplo, selos de acreditação e núcleo de segurança do paciente, hospitais e clínicas que desenvolvem projetos de incentivo à melhoria da assistência em saúde e qualificações obtidas pelos profissionais de saúde, entre outras informações. Essas informações são disponibilizadas pelas entidades de classe à ANS, que leva isso em consideração para compor o Fator de Qualidade, que pode ser utilizado pelas operadoras de planos de saúde para compor o modelo de remuneração de serviços para a sua rede credenciada.

O QUALISS é mais uma ferramenta para auxiliar os beneficiários dos planos de saúde a escolherem os profissionais e estabelecimentos em que preferem ser atendidos, com base em critérios objetivos de avaliação. Com a divulgação dos resultados, qualquer pessoa pode consultar/conhecer os hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde “que atendem critérios importantes relacionados à qualidade assistencial”.  O QUALISS também busca estimular  qualificação de toda a rede que atende os beneficiários dos planos de saúde. Os profissionais e estabelecimentos que têm qualificação são reconhecidos e os demais são incentivados a buscá-la.

Formas de consulta

De acordo com a ANS, foi disponibilizado “ um sistema de busca em que o usuário pode encontrar o prestador pelo nome, por tipo de estabelecimento (hospital, hospital-dia, clínica ou Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia - SADT), estado ou município. Nesta primeira etapa de divulgação dos resultados do programa, o buscador contempla cerca de 1.400 estabelecimentos acreditados, ou seja, que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde.

O usuário também pode consultar os prestadores que possuem Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na ANVISA (cerca de 1.490 estabelecimentos); hospitais que informaram à ANS as taxas de proporção de readmissão hospitalar e hospitais-dia com taxa de retorno não planejado à sala de cirurgia – indicadores que medem a capacidade progressiva do prestador em ajudar as pessoas a se recuperarem de forma tão eficaz quanto possível, frequentemente utilizado como parâmetro para a qualidade assistencial; estabelecimentos que participam de projetos da ANS para indução da qualidade assistencial (Parto Adequado e Idoso Bem Cuidado); e profissionais de saúde que possuem titulação (especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado).”

Clique aqui para consultar a qualidade de hospitais, clínicas e laboratórios estabelecida pela ANS.

 

Agros: previdência, saúde e qualidade de vida no presente e no futuro!