• Home
  • Notícias
  • Número do Cartão Nacional de Saúde já está disponível para beneficiários

Número do Cartão Nacional de Saúde já está disponível para beneficiários

Publicado em

Os beneficiários do Agros - participantes, dependentes ou agregados - já podem obter o número individual do Cartão Nacional de Saúde (CNS) por meio do sistema de autoatendimento do Instituto.  

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) pode ser considerado uma “identidade da saúde”. Ele é um cadastro eletrônico desenvolvido, pelo Ministério da Saúde, que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil durante a utilização de serviços de saúde. Um dos objetivos do CNS é reunir o histórico médico dos pacientes, com informações como reações alérgicas a medicamentos, médicos que os atenderam e as unidades de saúde pública e privada onde foram realizados os atendimentos.

Em 2013, o Ministério da Saúde instituiu a obrigatoriedade de apresentação do CNS ou do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para os pacientes que procurarem o atendimento médico na rede pública ou particular de saúde. A medida abrange tanto aqueles que têm como os que não têm plano de saúde, sejam adultos ou crianças. O Ministério da Saúde ressalta, porém, que ninguém, seja beneficiário de plano de saúde ou usuário do SUS, pode ter seu atendimento em saúde negado caso não esteja de posse do cartão ou de seu número.

Os beneficiários do Agros encontram o número do CNS acessando o  autoatendimento  do Instituto, no menu “Cadastro”. Esclarecemos que não é obrigação do Instituto imprimir o CNS para os beneficiários, mas apenas disponibilizar o número de identificação.

 

Agros: previdência, saúde e qualidade de vida no presente e no futuro!