• Home
  • Notícias
  • Combater o sedentarismo é fundamental para uma vida saudável

Combater o sedentarismo é fundamental para uma vida saudável

Publicado em

A obesidade e o sedentarismo são consequências do consumo exagerado de alimentos fast foods e pouca prática de atividades físicas, entre outras questões. Manter hábitos saudáveis é uma forma de assegurar uma vida tranquila e um envelhecer sem maiores preocupações. Praticar esportes auxilia não só no desempenho do corpo, mas também na saúde da mente. Alguns males como ansiedade, depressão e alteração do sono podem ser evitados ou reduzidos com a prática de exercícios físicos regulares.

Apesar dos adultos e idosos serem a faixa etária mais prejudicada pelo sedentarismo, tem se tornado comum nos depararmos com crianças e adolescentes sedentários. Valéria Faria, educadora física do Espaço Movimento, afirma que os avanços tecnológicos desmotivam as crianças a se exercitarem. Ainda segundo ela, “o mais preocupante dessa realidade é que uma criança ou adolescente sedentário tende a se tornar um adulto sedentário, normalmente acompanhado de uma ou mais doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes”.

Com o intuito de motivar os participantes a cuidarem da saúde, o Espaço Movimento promove hoje (14), em Florestal, a Campanha Agros de Combate ao Sedentarismo. Na programação do evento, que acontece na quadra externa da CEDAF -UFV das 17h às 19h, constam atividades em dupla, aferição de pressão arterial, caminhada educativa, entre outras. Os participantes que se inscreveram foram convidados a doar algum item de higiene (fralda geriátrica, pasta de dente, sabonete, etc.), que será entregue ao Lar São Vicente de Paulo, de Florestal.

 

Agros: previdência, saúde e qualidade de vida no presente e no futuro!