• Home
  • Notícias
  • [ATUALIZADA] EMAADI do Plano B - novas informações

[ATUALIZADA] EMAADI do Plano B - novas informações

Publicado em

O Conselho Deliberativo do Agros aprovou, em reunião extraordinária no dia 24 de junho, a concessão de Empréstimo de Amortização Aleatória Diferida (EMAADI) aos participantes ativos e aposentados (exceto os que já recebem benefícios de Aposentadoria por Invalidez e por Idade) do Plano Previdenciário B. Os participantes que recebem complementação de Aposentadoria por Invalidez ou por Idade não terão direito ao EMAADI porque seus valores de contribuição já são revertidos em benefícios concedidos.

A Diretoria Executiva está operacionalizando a concessão dos empréstimos. Em breve os participantes serão convidados para uma reunião, quando serão informados sobre os procedimentos de solicitação e esclarecidas eventuais dúvidas sobre o EMAADI. Entenda abaixo como ele funcionará. 

 

Valores

Os valores a serem emprestados a cada participante foram calculados com base na reserva individual constituída pelas joias e contribuições mensais realizadas pelo participante até dezembro de 2015, atualizados monetariamente.

Caso o participante tenha algum débito de inadimplência com o Agros, seja na previdência, saúde ou em contratos ativos de empréstimo (por exemplo, pagamentos de contribuição à previdência, coparticipação do Plano de Saúde ou parcela de empréstimo atrasados), o valor referente à inadimplência será descontado do valor do EMAADI a que tiver direito.

Após a concessão do empréstimo, os participantes continuarão com as contribuições mensais de 0,2%, como previsto no Regulamento do Plano Previdenciário B.

 

Quitação do empréstimo

O EMAADI é uma modalidade de empréstimo em que a quitação é realizada em um momento futuro. No caso do EMAADI do Plano B, a quitação poderá ocorrer em três momentos:

1)    Caso o participante passe a receber suplementação de aposentadoria (por idade ou invalidez), em data posterior ao recebimento do EMAADI, o saldo do empréstimo devidamente atualizado será convertido em um desconto mensal de 10% sobre a suplementação recebida, até a quitação do saldo devedor.

2)    Em caso de morte do participante, o valor referente ao EMAADI será automaticamente descontado do valor do Pecúlio por Morte a ser pago aos beneficiários ou herdeiros.  

3)    Em caso de migração do plano B ou de sua extinção, o valor do EMAADI será descontado do valor de benefício a ser recebido pelos participantes.

 

Agros: previdência, saúde e qualidade de vida no presente e no futuro!