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Descontos do plano de saúde: esclarecimentos aos participantes e pensionistas da Patrocinadora UFV

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O Agros enviou aos participantes e pensionistas  ligados à UFV uma correspondência com esclarecimentos sobre os descontos de contribuição e coparticipação ao plano de saúde do Agros. Leia abaixo alguns dos pontos abordados na circular.

Contribuições e coparticipações

Os valores de contribuição e de coparticipação do grupo familiar (titular e dependentes), gerados todos os meses, são enviados para desconto na folha de pagamento (contracheque), mas o desconto pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Governo Federal - SIAPE depende da margem consignável de cada participante.

Recentemente, o SIAPE tornou obrigatório que o servidor autorize previamente os descontos realizados em contracheque. Até o momento, as rubricas referentes ao plano de saúde do Agros estão sendo processadas sem autorização do participante, entretanto, o SIAPE pode exigir a autorização e rejeitar estes débitos a qualquer momento.

Caso o participante não tenha margem consignável em folha ou o SIAPE não aceite os débitos sem autorização, os valores de contribuição e coparticipação serão encaminhados para débito na conta-corrente do titular do Plano de Saúde cadastrada no Agros.

O Banco do Brasil está exigindo de seus correntistas uma autorização para débito automático. Nestes casos, o débito poderá ser efetuado até o dia 10 de cada mês, mediante a confirmação de autorização. Nos terminais de autoatendimento, use as seguintes opções para autorizar o débitos: pagamentos> transferências> débito automático> autorização de débito> confirmação de cadastramento. No internet banking, siga os seguintes passos: pagamentos> autorização de débito> confirmação de autorização. Este cronograma será efetuado até que a situação dos descontos normalize.

Se os valores enviados aos Bancos retornarem ao Agros por falta de autorização para débito automático, falta de fundos ou problemas no cadastro da conta-corrente, a cobrança será enviada via boleto bancário para o endereço do titular cadastrado no Instituto.

Recálculo da contribuição

O participante também poderá receber boleto para pagamento nos casos de recálculo da contribuição mensal. O recálculo pode ocorrer por variação salarial ou movimentações cadastrais durante o mês, ocasionadas por adesões de beneficiários após fechamento da folha de pagamento, alteração de plano de saúde ou ainda por repasse do subsídio do auxílio saúde suplementar a outro plano. Se o recálculo indicar que a contribuição paga foi menor do que deveria ter sido, o participante receberá boleto para pagamento da diferença. Caso a contribuição paga tenha sido maior do que a devida, o Agros devolverá o valor da diferença via depósito em conta bancária.

Vencimento do boleto

Os boletos bancários do Agros são emitidos pelo Bradesco e podem ser pagos em qualquer agência bancária ou casa lotérica até a data de vencimento constante no boleto. Os pagamentos efetuados após o vencimento estão sujeitos à aplicação de juros de 1% ao mês e multa de 2%, conforme previsto nos Regulamentos dos planos. Portanto, é importante o acompanhamento dos débitos no contracheque e na conta bancária e, em caso de recebimento do boleto, ficar atento à data de vencimento.

Os participantes podem acompanhar os valores devidos ao plano de saúde, e assim se programarem financeiramente e evitar o atraso nos pagamentos, acessando o Autoatendimento Agros.

Dúvidas podem ser esclarecidas na Gerência de Relacionamento, presencialmente (em Viçosa, Belo Horizonte e Florestal), pelo e-mail contatos@agros.org.br ou pelo telefone (31) 3899-3500 – opção 1. 

 

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