• Home
  • Notícias
  • Recálculos de contribuição passam a ser descontados em contracheque

Recálculos de contribuição passam a ser descontados em contracheque

Publicado em

A partir deste mês, os descontos referentes à diferença de valor (a mais) nas contribuições ao plano de saúde passarão a ser feitos em contracheque. Somente os casos não processados em folha serão encaminhados por boleto bancário.

Essa diferença de valor aparece no contracheque com a mesma rubrica dos descontos de contribuição (número 34202), na sequência 2, sempre dois meses depois do mês que se refere a contribuição. Por exemplo, no contracheque de outubro aparecerá o desconto dos recálculos de contribuições de agosto.

Entenda o recálculo

O valor mensal de contribuição ao Plano de Saúde é enviado para o SIAPE (responsável pelos descontos em contracheque) até o dia 10 de cada mês. De um mês para outro podem acontecer variações no valor de contribuição final do participante em função de mudança de faixa salarial do titular ou adesões/cancelamentos/suspensões de beneficiários do grupo familiar. Para verificar essas mudanças ocorridas após o fechamento da folha de pagamento, todo mês é feito um novo cálculo de contribuição do mês anterior, cruzando o valor do auxílio-saúde (subsídio repassado pelo governo) recebido e o valor calculado pelo Agros.

Se após o recálculo for identificado que o participante teve aumento em sua contribuição, a diferença entre o que ele deveria ter pago e o que ele pagou será descontada no contracheque. Se ele teve redução de contribuição, o valor pago “a mais” será devolvido a ele por meio de crédito em conta-corrente.

Os recálculos de contribuição estão previstos nos planos de custeio dos produtos geridos pelo Instituto.

Dúvidas podem ser esclarecidas na Gerência de Relacionamento do Agros, presencialmente, pelo telefone (31) 3899-3500 – opção 1, ou ainda pelo e-mail  contatos@agros.org.br.

 

Agros: previdência, saúde e qualidade de vida no presente e no futuro!