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Perguntas Frequentes

Gerência de Saúde

  1. Dúvidas mais frequentes

    01 - Qual o valor pago pelo Agros, por consulta, aos prestadores credenciados aos Planos de Saúde?

    Os valores de uma consulta são:

    - Médica eletiva: R$ 105,00.

    - Médica urgência e emergência em horário comercial*: R$ 99,75

    - Médica de urgência e emergência realizada em ambiente ambulatorial, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e sábados, domingos e feriados: R$ 129,68 

    - Odontológica eletiva: R$ 39,00.

    - Odontológica urgência: R$ 63,00

    - Fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional: R$ 51,86;

    - Consulta de Fisioterapia: R$ 43,00.

    - Sessão de Fisioterapia: o valor da sessão varia de acordo com o tipo de fisioterapia realizada. 

    Nos Planos Agros Saúde e no PAS-UFV, o Instituto custeia 60% do valor das consultas e os outros 40% do valor do procedimento são descontados do participante como coparticipação, conforme definido nos Regulamentos dos Planos.

    Este valor é descontado no contracheque do participante e, em caso de impossibilidade de desconto por falta de margem consignável, o valor será encaminhado para a conta corrente do participante. Os beneficiários correntistas do Banco do Brasil precisam ir ao banco e autorizar o primeiro desconto. Sem a autorização do beneficiário, o banco não processa o desconto. Se ainda assim o desconto não for possível, a cobrança será enviada via boleto.

    O titular do plano pode acompanhar pelo autoatendimento os valores a serem descontados, bem como emitir a segunda via do boleto até a data do seu vencimento. 

    Clique aqui para acessar o autoatendimento. 

    02- O que é coparticipação?

    Além da contribuição mensal, algumas vezes o participante compartilha com o Agros as despesas de determinados serviços realizados: é a chamada coparticipação. Veja alguns exemplos.

    Percentuais cobrados a título de coparticipação nos Planos Agros Saúde:

    1. Consultas Médicas ou Odontológicas: 40% (quarenta por cento) do valor do procedimento para os Planos Agros Saúde e PAS-UFV.
    2. Consultas/Sessões com nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo: 40% (quarenta por cento) do valor do procedimento.
    3. Exames: 40% (quarenta por cento) do valor do procedimento, limitado a R$ 175,00 (cento e sessenta reais) por exame.
    4. Fisioterapia: 40% (quarenta por cento) do valor do procedimento, limitado a R$ 175,00 (cento e sessenta reais) por procedimento.
    5. Sessões de Acupuntura realizadas por médico: 40% (quarenta por cento) do valor do procedimento, limitado a R$ 175,00 (cento e sessenta reais) por procedimento.

    No caso de Planos com cobertura odontológica:

    O preparo para núcleo intrarradicular (código 85200026); o mantenedor de espaço coroa alça/banda alça (código 83000097); o mantenedor de espaço removível (código 83000100); o enxerto gengival livre e bilaminar (códigos 82000662 e 82000646) e os demais benefícios de próteses odontológicas cobertos pelo plano têm coparticipação de 40% (quarenta por cento) do valor do procedimento.

    Os procedimentos odontológicos de prótese: prótese parcial removível provisória em acrílico com ou sem grampos (código 85400394); prótese parcial removível com grampos bilateral (código 85400386); prótese total (código 85400408) e prótese total imediata (código 85400416) são, na primeira solicitação, totalmente cobertos pelo Plano.

    As primeiras próteses (total e parcial) têm validade de 05 (cinco) anos. Caso haja necessidade de repetição em período inferior a 05 (cinco) anos, haverá a coparticipação de 40% (quarenta por cento) do valor do procedimento.

    A incidência de coparticipação sobre procedimentos odontológicos ocorrerá quando forem realizados em regime ambulatorial ou quando realizados em ambiente hospitalar, por imperativo clínico. A coparticipação incidirá apenas sobre as despesas com procedimentos odontológicos, não abrangendo outras despesas inerentes à internação.

    Importante: as coparticipações são cobradas em média três a quatro meses após a data de realização dos procedimentos, pois são calculadas somente depois de efetuado o pagamento ao prestador do serviço. Procure se informar mais detalhadamente sobre essas questões na Gerência de Relacionamento do Agros.

    03 - Há coparticipação em internações e cirurgias? 

    Apenas para as internações psiquiátricas e por dependência química, que excederem trinta dias por ano, cujo percentual é de 30% do valor das despesas pagas. As demais internações e cirurgias não têm coparticipação.

    As internações para realização de procedimentos fora do Rol de Cobertura estabelecido pela ANS não são cobertas pelo Agros. 

    04 – Como é feito o desconto dos valores de contribuição e coparticipação dos planos de saúde do Agros?

    No caso dos titulares e de dependentes diretos, as contribuições são encaminhadas para desconto no contracheque do participante. Se não houver o processamento do desconto pelo SIAPE, os valores não descontados são encaminhados para débito em conta nos bancos conveniados (CEF, UFVCREDI, Banco do Brasil), caso  o desconto, por qualquer motivo, seja rejeitado pelo banco, será enviado Boleto Bancário Bradesco para pagamento. Para os dependentes agregados, estes valores são descontados em conta corrente ou cobrados por meio de boleto bancário, de acordo com a escolha do participante. O participante tem a obrigação de acompanhar o processamento dos descontos do plano de saúde, contribuindo para sua adimplência no Instituto.

    05 - Quanto tempo após a realização do procedimento a coparticipação é descontada no contracheque/conta corrente?

    Em média, três a quatro meses após a realização do procedimento, pois o desconto depende da entrega da cobrança dos prestadores de serviço e do cronograma de pagamento do Agros. O participante deve ficar atento à utilização de seu grupo familiar para controle do seu orçamento, consultando a página do Autoatendimento no site do Agros. Dúvidas podem ser esclarecidas na Gerência de Relacionamento do Instituto ou no e-mail contatos@agros.org.br.

    06 - Como é feito o atendimento da Auditoria Médica aos beneficiários dos planos de saúde do Agros?

    A auditoria Médica avalia as solicitações por ordem de entrada das mesmas no Agros, nos horários abaixo relacionados.

                 . 2ª Feira – das 8 às 10 e das 14 às 16 horas.

    · 3ª Feira – das 14 às 16 horas.

    · 4ª , 5ª e 6ª Feiras – das 8 às 10 horas.

    Os pedidos médicos podem ser encaminhados pela rede credenciada por meio do portal autorizador ou por e-mail, podem ser entregues no atendimento presencial de qualquer uma de nossas Unidades de Atendimento.

    Os pedidos serão encaminhados à Auditoria Médica de acordo com a ordem de chegada, exceto os casos de urgência, que terão prioridade na análise. Caso a Auditoria Médica necessite conversar com o paciente, o Agros fará contato com o mesmo e agendará o horário para esse atendimento.

    07 - Quais são os dias e horários de atendimento da Auditoria Odontológica aos beneficiários dos planos de saúde administrados pelo Agros?

    · 4ª Feira – das 14 às 18 horas.

    · 6ª Feira – das 8 às 12 horas.

    Nos outros dias da semana, ou seja, 2ª (das 8 às 12 horas), 3ª (das 14 às 18 horas) e 5ª feira (das 8 às 12 horas),  auditor realiza trabalhos internos.

    Para alguns procedimentos odontológicos são necessárias auditorias inicial e final. O dentista irá informar quais procedimentos devem passar pela auditoria odontológica.

    08 - O que é necessário para a liberação de procedimentos cirúrgicos?

    • Nos casos de cirurgias eletivas (programadas), o participante deve se encaminhar ao Agros portando a carteirinha do plano de saúde, documento de identidade, solicitação do profissional que o atendeu e exames utilizados por ele para avaliação e diagnóstico da patologia, exames pré-operatórios, risco cirúrgico e  pré-anestésico.
    • As avaliações de risco cirúrgico e pré-anestésica são procedimentos solicitados pelos cirurgiões ou equipe que realizará a cirurgia e devem ser realizados antes da cirurgia. No dia agendado para o procedimento cirúrgico, o paciente deverá comparecer ao hospital portando o resultado dessas avaliações. Os hospitais da rede credenciada não admitem (internam) o paciente que irá realizar um procedimento cirúrgico eletivo sem as avaliações prévias.
    • Nos casos de urgência e emergência, o participante deve se encaminhar ao hospital da rede credenciada, portando documento de identidade e a carteira do plano, e a atendente do hospital providenciará a solicitação da cirurgia, via Portal Saúde.
    • As internações para realização de procedimentos fora do Rol de Cobertura estabelecido pela ANS não são cobertas pelo Agros.

    Clique aqui para conhecer os procedimentos com cobertura estabelecida pela ANS. 

    09 - Quais procedimentos necessitam de avaliação e autorização prévia da Auditoria Médica?

    • Todas as internações eletivas (programadas), inclusive cirurgias, hospital dia, psiquiatria e dependência química.
    • Prorrogações das internações além dos prazos e condições preliminarmente autorizados.
    • Procedimentos especiais durante a internação.
    • Uso de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), cirúrgicos descartáveis e implantes cirúrgicos, ambulatoriais ou em internação.
    • Remoções eletivas e de urgência (esta última com possível comunicação depois da remoção).
    • Procedimentos novos ou que envolvam incorporação de novas tecnologias, que venham a ser contratados e definidos formalmente como sujeitos à regulação prévia.
    • Exames, procedimentos e terapias ambulatoriais considerados especiais, conforme descrito a seguir: 

    Procedimentos que têm Diretrizes de Utilização (DUT) definidos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - clique aqui para conferir quais são os procedimentos;

    • Tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética (somente em casos de repetição em prazo inferior a 360 dias) e pet scan;
    • Hemodinâmica, radiologia intervencionista e medicina nuclear “in vivo” (cintilografias);
    • Procedimentos realizados por via endoscópica ou vídeo-assistidos: colonoscopia, toracoscopia, nasofibrolaringoscopia, mediastinoscopia, artroscopia, etc;
    • Polissonografia e mapeamento cerebral;
    • Terapias ambulatoriais;
    • Reeducação postural global (RPG) e terapia ocupacional (10 primeiras sessões solicitadas pelo médico assistente);
    • Quimioterapias e radioterapias;
    • Hemodiálise e diálise peritoneal;
    • Medicina hiperbárica;
    • Litotripsia;
    • Procedimentos / eventos ambulatoriais;
    • Anestesia para procedimentos que não preveem porte anestésico na tabela contratada;
    • Biópsias e/ou punções diagnósticas ou terapêuticas quando realizadas, em nível ambulatorial;
    • Procedimentos ambulatoriais realizados por meio de abrasão química, esfoliação, laserterapia, entre outros;
    • Excisão/exérese de lesões de pele ou tecido celular subcutâneo;
    • Fotocoagulação;
    • Fototerapia;
    • Infiltrações ou Punções de órgãos e/ou estruturas.

    10 - Quais procedimentos necessitam de Auditoria Inicial Odontológica

    • 82000417- Cirurgia periodontal a retalho;
    • 85300039- Raspagem subgengival /alisamento radicular;
    • 85400386- Prótese Parcial Removível com grampos bilateral;
    • 85400394- Prótese Parcial Removível provisória em acrílico com ou sem grampos;
    • 85400408- Prótese Total;
    • 85400416 - Prótese Total Imediata;
    • 82001286- Remoção de dentes inclusos/impactados;
    • 82001294- Remoção de dentes semi-inclusos/impactados;
    • Tomografica: face ou seios da face, articulações temporomandibulares, Dental Scan;
    • Ressonância magnética diagnóstica. 

    11 - Qual o valor do reembolso quando uma consulta odontológica, médica ou com fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas é realizada fora da rede credenciada?

    O valor é de 60% da tabela contratada com a rede credenciada, independentemente do valor pago ao profissional particular. Isso acontece porque em uma consulta na rede credenciada o Agros paga 60% e o participante 40% do valor do procedimento. O reembolso é pago via depósito em conta corrente do participante.

    12 - Qual o valor do reembolso no caso de realização de exames fora da rede credenciada?

    O percentual do reembolso de exames é de 60% de seu valor na tabela acordada com os prestadores de serviço contratados pelo Agros, pois como ocorre na rede credenciada, o participante paga 40%. Para cálculo do valor monetário do reembolso do exame, faz-se necessário saber qual exame foi realizado, pois cada um tem um preço diferente na tabela.

    Os procedimentos realizados que estão fora do Rol de Cobertura estabelecido pela ANS não são passíveis de reembolso.

    13 - Quais os documentos necessários para a solicitação do reembolso médico, odontológico e outros?

    O participante deve apresentar comprovante de despesa (nota fiscal em caso de pessoa jurídica ou recibo em caso de pessoa física), com o nome do profissional da saúde ou da instituição prestadora do serviço, número do Conselho e CPF ou CNPJ, discriminando o nome do paciente, o valor pago, a data e a localidade. Deve ser apresentado o original para o cumprimento de todas as exigências legais e fiscais.

    A documentação necessária para cada procedimento fora da rede credenciada deve ser apresentada da seguinte forma:

    1. Procedimentos médicos e odontológicos realizados em nível ambulatorial – recibo ou nota fiscal acompanhado da solicitação do procedimento realizado;

    2. Consultas com médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e dentistas: recibo ou nota fiscal do pagamento. Caso seja realizado mais de um atendimento por recibo, o mesmo deve trazer especificado, por meio de relatório do profissional, as datas dos atendimentos;

    3. Exames e Testes: pedido médico e comprovante de pagamento do exame ou teste, com indicação da sua natureza, indicação da parte do corpo ou material examinado e o preço discriminado por procedimento;

    4. Internações Hospitalares: nota fiscal e fatura do Hospital ou Casa de Saúde, comprovando as despesas hospitalares e discriminando todos os procedimentos efetuados, materiais e equipamentos utilizados, com o valor de cada item, acompanhado de laudo médico assinado pelo profissional responsável, indicando a causa determinante da internação. Caso haja pagamentos de honorários dos profissionais à parte, a nota deve ser apresentada juntamente com a nota fiscal do hospital. Quando houver a utilização de órteses e próteses, deve ser apresentada a nota fiscal discriminando o material e o seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), solicitação médica do procedimento com a indicação de uso do material e cópia da folha de sala de cirurgia, contendo o registro de uso.

    5. Remoção em Ambulância: solicitação médica da remoção indicando o tipo de ambulância, nota fiscal ou fatura da empresa prestadora do serviço, contendo o trajeto realizado, a quilometragem e a especificação do tipo do serviço.

    Exigências específicas da Odontologia:

    Para reembolso de procedimentos referentes à odontologia, a documentação apresentada, além do recibo ou nota fiscal, deve conter:

    Para Dentística (tratamento de cáries) e Odontopediatria (dentista de crianças):

    Descrição técnica do procedimento realizado, do número do dente, da quantidade e face(s)ou região acometidas.

    Para Endodontia (tratamento de canal):

    Descrição técnica do procedimento realizado, do número do dente, do número de condutos radiculares, radiografias inicial e final.

    Para Periodontia (tratamento de gengiva):

    Especificação do nome do procedimento, a classificação da doença, segmento ou arcada tratada. Deve também apresentar radiografias inicias de diagnóstico, acompanhadas de laudo sobre o quadro clínico.

    Para Cirurgia Bucomaxilofacial:

    Descrição técnica do procedimento realizado, a região e o número do dente. Deve também apresentar radiografias inicial e final (conforme necessidade técnica).

    Para Prótese Dentária (dentaduras, roach e coroas):

    Descrição técnica do procedimento realizado,a região ou arcada, o número do dente, o tipo de prótese instalada e o material utilizado. Caso seja repetição, encaminhar relatório do dentista executante justificando a realização.

    Para Exodontia (retirada de dentes):

    Descrição técnica do procedimento realizado,do número do dente, indicando o motivo com o CID da doença, e apresentação das radiografias inicial e final(conforme necessidade técnica).

    Para Procedimentos de Urgência/Emergência:

    Descrição técnica do procedimento realizado, o horário do atendimento, o laudo sobre o quadro clínico e os exames complementares feitos.

    Radiologia:

    Descrição do tipo de radiografia realizada, a quantidade e apresentação das radiografias para avaliação.

    ATENÇÃO: A falta da documentação implica na impossibilidade de o setor de atendimento do Agros processar o pedido de reembolso.

    Manual do reembolso

    14 - Qual o cronograma de pagamento para reembolso?

    Os pedidos de reembolso feitos na primeira quinzena serão pagos até o último dia do mês em curso. Os pedidos feitos na segunda quinzena do mês serão pagos até o último dia útil da primeira quinzena do mês subsequente.

    Obs.: É importante lembrar que os recibos de pagamento perdem a validade após 1 ano para o processamento do reembolso, contado da data de realização dos procedimentos.

    15 - Como é pago o reembolso?

    O reembolso é pago via depósito na conta corrente do participante registrada nos sistemas do Agros.  O Instituto não deposita os valores referentes ao reembolso em conta corrente de dependentes ou terceiros.

    16 – Qual o procedimento para a realização de consultas e exames?

    O beneficiário deve marcar previamente a consulta ou exame no prestador de serviço que escolher, informando tratar-se de consulta ou exame que será realizado pelo convênio com o Agros. Para a realização da consulta, basta comparecer ao consultório do profissional escolhido portando a carteira do plano e documento de identidade. No caso de exames, além da carteira do plano de saúde e da identidade, é imprescindível levar a solicitação do exame assinada pelo profissional responsável (solicitante). O usuário deve observar se o pedido está preenchido corretamente, com nome completo do paciente, código e nome do exame solicitado, data da solicitação e carimbo com o nome do profissional solicitante, nº do Conselho de Classe, CPF ou CNPJ e assinatura.

    Se o beneficiário for realizar algum procedimento em dias e horários diferentes do horário de funcionamento do Instituto, ou fora do município de sua residência, por segurança ele deve comparecer à Gerência de Relacionamento do Agros para que seja emitida uma pré-autorização. Para os casos de exames que possuem necessidade de autorização prévia, favor avaliar resposta ao questionamento 9.

    17 – O Agros possui serviço de ambulância?

    O Agros providencia a transferência inter-hospitalar do paciente por meio de ambulância terrestre do hospital de origem para o hospital de destino, dentro dos limites de abrangência geográfica do Plano, quando caracterizada pelo profissional assistente  (médico ou dentista) a necessidade da transferência.

    Orientações para o uso da ambulância:

    • A ambulância é para uso exclusivo de pacientes participantes do Agros ou seus dependentes.
    • A obrigatoriedade de cobertura é de ambulância terrestre normal ou UTI, conforme especificação do médico assistente, para remoção de pacientes de uma unidade hospitalar a outra.
    • Compete estritamente ao médico assistente a indicação de transferência do paciente e a necessidade de acompanhamento médico e de enfermagem.
    • O médico deverá solicitar a transferência em formulário próprio do Agros, indicando a necessidade da ambulância.
    • Compete ao médico assistente e à família do paciente fazer o contato com a instituição que receberá o paciente.
    • O paciente e seu acompanhante devem estar de posse da documentação pessoal necessária para a viagem e a carteira do plano de saúde.
    • O acompanhante do paciente deverá entregar ao motorista da ambulância ou à Gerência de Relacionamento do Agros o pedido médico devidamente preenchido, indicando a necessidade da remoção do paciente por ambulância, a cidade e o hospital para onde ele será transferido.
    • O pedido deve ser assinado também pelo paciente ou o responsável.;.
    • Caso haja necessidade de utilização de ambulância UTI, os hospitais possuem os telefones para contato com os prestadores contratados pelo Agros;
    • A transferência do paciente deverá ser feita com, no máximo, dois acompanhantes, sendo que um deles, obrigatoriamente, deverá viajar junto com o paciente na parte traseira da ambulância.
    • Não é permitido ao paciente viajar junto com o condutor, ou seja, na parte da frente da ambulância.

    Observação: No caso de solicitação especial de participantes para translado por ambulância que não seja de uma unidade hospitalar a outra, o beneficiário deve entregar a solicitação do médico assistente para remoção em formulário próprio do Agros, na Gerência de Relacionamento do Agros ou nas Unidades de atendimento externas em Florestal e Belo Horizonte. A possibilidade da liberação será avaliada com base na documentação apresentada. No relatório médico deve constar detalhadamente o motivo pelo qual o paciente necessita ser transportado por ambulância e o quadro clínico.

    Os planos de saúde do Agros não possuem cobertura de remoção por transporte aéreo. A remoção aérea também não possui reembolso, considerando que não se encontra no rol de procedimento e eventos em saúde cobertos pelos planos de saúde.

    18 – Como solicitar a ambulância do Agros?

    Pelo regulamento dos planos assistenciais administrados pelo Agros, a ambulância somente deve ser utilizada com a solicitação do médico assistente. Em caso de ambulância UTI, os hospitais possuem o nome e o contato das empresas que fazem este serviço. Nos finais de semana, feriados e de segunda a sexta-feira de 19h01min às 6h59min, o número do telefone disponível para a solicitação da ambulância, em Viçosa, é (31) 3899-6560. Fora da área geográfica de abrangência o participante deverá contratar o serviço e posteriormente solicitar o ressarcimento, conforme normas de reembolso.

    Formulário de solicitação de ambulância (para preenchimento do profissional de saúde)

    19 - Como é feito o atendimento nos finais de semana?

    Nos casos de urgência e emergência, o participante deve se encaminhar ao hospital da rede credenciada portando a carteira do plano e solicitar atendimento. Caso necessite de contato com o Agros para atendimento de urgência e emergência, deve ligar no número (31) 3899-6560. Esse telefone recebe chamadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, nos finais de semana e feriado. De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, as chamadas devem ser feitas no telefone geral do Agros (31) 3899-6550.

    No caso de atendimento eletivo (programado), o participante deve marcá-lo previamente com os prestadores de serviço. O Agros disponibiliza para a rede credenciada o Portal Saúde, sistema de emissão de autorização que possibilita o atendimento dos participantes mesmo nos finais de semana, feriados e à noite. Entretanto, por segurança, o participante pode comparecer à Gerência de Relacionamento do Instituto nos horários de atendimento para que seja emitida uma pré-autorização.

    20 – O que fazer quando o atendimento for encaminhado para avaliação das auditorias médica e odontológica do Plano?

    Os atendimentos encaminhados para as auditorias só serão avaliados nos horários de atendimento das auditorias (ver respostas 06 e 07).  O prestador de serviço ou participante deve ligar, se necessário, para a Gerência de Relacionamento do Agros e solicitar a avaliação do encaminhamento. É importante que o prestador de serviço verifique se a solicitação foi feita corretamente no Portal Saúde e acompanhe a avaliação da Auditoria.

    O Agros possui prazo para liberação dos procedimentos eletivos, estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – ver pergunta 21.

    Principais erros de solicitação no Portal Saúde:

    • Utilização de tabela de honorários errada – contrato CBHPM e utilização da AMB.
    • Utilização de tabela de honorários médicos errada – Tabela acordada: TUSS Agros.
    • Informação incorreta do número da carteira do participante – por exemplo, com número da via da carteira errada. Às vezes, o prestador utiliza o número da carteira que está no cadastro do sistema dele, que pode estar desatualizado.
    • Utilização no período de carência. Se for atendimento de urgência e emergência, o sistema vai encaminhar para avaliação das auditorias, que será realizada no período de atendimento das auditorias (ver respostas 06 e 07). Se for atendimento eletivo, o sistema vai negar o atendimento.

    21 -  Qual o prazo para liberação de consultas, exames e cirurgias?

    De acordo com a Resolução Normativa 259 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Agros deverá garantir o atendimento integral das coberturas referidas no art. 2º da referida Resolução nos seguintes prazos:

    I - consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia: em até 7 (sete) dias úteis.

    II - consulta nas demais especialidades médicas: em até 14 (quatorze) dias úteis.

    III - consulta/sessão com fonoaudiólogo: em até 10 (dez) dias úteis.

    IV - consulta/sessão com nutricionista: em até 10 (dez) dias úteis.

    V - consulta/sessão com psicólogo: em até 10 (dez) dias úteis.

    VI - consulta/sessão com terapeuta ocupacional: em até 10 (dez) dias úteis.

    VII - consulta/sessão com fisioterapeuta: em até 10 (dez) dias úteis.

    VIII - consulta e procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista: em até 7 (sete) dias úteis.

    IX - serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: em até 3 (três) dias úteis.

    X - demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial: em até 10 (dez) dias úteis.

    XI - procedimentos de alta complexidade - PAC: em até 21 (vinte e um) dias úteis.

    XII - atendimento em regime de hospital-dia: em até 10 (dez) dias úteis.

    XIII - atendimento em regime de internação eletiva: em até 21 (vinte e um) dias úteis.

    XIV - urgência e emergência: imediato.

    Os prazos estabelecidos são contados a partir da data da demanda pelo serviço ou procedimento até a sua efetiva realização.

    Para fins de cumprimento dos prazos estabelecidos, será considerado o acesso a qualquer prestador da rede assistencial, habilitado para o atendimento no município onde o beneficiário o demandar e, não necessariamente, a um prestador específico escolhido pelo beneficiário.

    O prazo para consulta de retorno ficará a critério do profissional responsável pelo atendimento.

    Os procedimentos de alta complexidade de que trata o item XI são aqueles elencados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, disponível no endereço eletrônico da ANS na internet.

    Os procedimentos de que tratam os itens IX, X e XII e que se enquadram no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS como procedimentos de alta complexidade,  obedecerão ao prazo definido no item XI.

    22 - Qual o horário de funcionamento da Gerência de Saúde e de Relacionamento do Agros?

    Gerência de Saúde

    De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 18h.

    Gerência de Relacionamento

    Unidade de Atendimento de Viçosa

    Atendimento Presencial

    De segunda a quinta-feira: das 8h às 12h e 13h30min às 18h.

    Sexta-feira: das 8h às 12h e 13h30min às 16h.

    Na sexta-feira, das 16h às 18h são realizados serviços internos.

    Atendimento Telefônico

    De segunda a quinta-feira das 7h às 19h.

    Sexta-feira: das 7h às 16h.

    Na sexta-feira, das 16h às 18h são realizados serviços internos.

    Atendimento de Urgência e, ou Emergência dos Planos de Saúde

    De segunda a sexta-feira das 19h às 7h, nos finais de semana e feriados, pelo telefone (31) 3899-6560.

    Unidade de Atendimento de Florestal

    De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30min.

    Unidade de Atendimento de Belo Horizonte

    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Unidade de Atendimento de Rio Paranaíba

    De segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

    Telefone: (34) 3855-9403

    23 - Quem pode ser inscrito como dependente nos Planos de Saúde administrados pelo Agros?

    - Esposo(a) ou companheiro(a) do titular, desde que comprovada a união estável por meio de Declaração de União Estável feita em cartório; filhos e enteados solteiros até 21 anos de idade ou até 24, se eles forem universitários e seus dependentes econômicos; e ainda filhos e/ou enteados inválidos solteiros e maiores de 21 anos, desde que a invalidez seja comprovada por junta médica definida pelo Agros.

    Além desses, há mais três casos em que o titular pode incluir como seus dependentes: companheiro ou companheira de união homoafetiva (desde que também comprovada a união estável), a pessoa separada judicialmente ou divorciada (que receba pensão alimentícia), e o menor sob guarda ou tutela judicial (desde que obedeça aos limites de idade, dependência econômica e estado civil determinados a filhos e enteados).

    Vale ressaltar que não se pode indicar como dependente o(a) esposo(a) ou companheiro(a) de união estável, o(a) companheiro(a) de união homoafetiva,ao mesmo tempo. Só é possível uma pessoa ou outra. Da mesma forma, não é possível ao titular ter como dependente esposo(a) ou companheiro(a) de união estável ou de união homoafetiva e, simultaneamente, a pessoa separada judicialmente ou divorciada que receba pensão alimentícia.

    - Pensionistas:

    São o(a) esposo(a) ou companheiro(a) do servidor falecido, seus filhos e enteados, menores de 21 anos, que recebam o benefício de pensão.

    Importante: nos planos de saúde do Agros, não será permitida a inclusão de novos dependentes e/ou dependentes agregados pelos pensionistas. Ele poderá apenas manter aqueles que já estavam inscritos no Plano pelo titular do benefício.

    - Beneficiário agregado:

     Filhos (natural ou adotivo) ou enteados - ambos solteiros - que perderem a condição de dependente legal, e netos, também solteiros.

    No PAS-UFV, o menor que, por determinação judicial, se encontre sob guarda e responsabilidade do participante ou sob sua tutela, também é considerado dependente especial.

    No Agros Saúde, há também casos muito especiais: o titular do plano pode incluir pai ou mãe, padrasto ou madrasta, se eles constarem como seus dependentes na sua declaração de Imposto de Renda.

    Importante: a adesão, o pagamento das mensalidades e coparticipações, bem como a correta utilização do plano, são de responsabilidade do titular. Portanto, é dele que serão cobrados os pagamentos não efetuados pelos seus dependentes agregados.

    24 - Qual o prazo de carência a ser cumprido?

    As regras sobre a carência são:

    Isentos

    - o novo servidor e seus dependentes, se a adesão ao Plano de Saúde ocorrer em até 60 dias a contar da data de entrada em exercício na UFV ou no Agros.

    - o pensionista que efetuar nova adesão ao plano até 30 dias após a morte do titular.

    - No PAS-UFV, estão também isentos filhos recém-nascidos ou adotados (menores de 12 anos), desde que a sua inscrição seja feita até 30 dias a contar da data do nascimento ou da adoção. No Agros Saúde não há isenção, mas sim o aproveitamento dos períodos de carências já cumpridos pelos pais.

    - Há um caso bem especial: o do recém-nascido, neto do participante, que pode aproveitar os períodos de carência já cumpridos pelo dependente pai ou mãe do bebê, desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de 30 dias após o nascimento.

    Na mudança de dependente normal para agregado e em afastamentos ou suspensões, as regras de carência podem ser obtidas na Gerência de Relacionamento do Agros.

    Demais casos

    Quem não se enquadrou em nenhum desses casos estará sujeito aos prazos de carência:

    - Parto: 300 dias.

    - Urgência e emergência: 24 horas.

    - Demais procedimentos: 180 dias.

    25 - Quais documentos são necessários para a adesão ao Plano de Saúde?

    Documentação para a inscrição dos titulares

    Para se associar ao Plano de Saúde são necessárias:

    Assinatura do Termo de Adesão no Agros e  apresentação das cópias do termo de entrada em exercício, contracheque, CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone, etc.).

    Documentação para a inscrição dos dependentes

    Para a adesão de dependentes, além da assinatura do termo de Adesão no Agros, é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos:

    CPF e identidade, para todos os maiores de 18 anos; certidão de casamento, no caso de cônjuge; certidão de nascimento, no caso de filhos e enteados; declaração de inclusão emitida pela PGP/UFV, para fins de adesão ao Plano de Saúde, para dependentes da patrocinadora UFV; documentos comprobatórios do vínculo para a inclusão dos demais dependentes (a documentação específica necessária pode ser obtida nos canais de atendimento do Agros).

    Para adesão de pais, mães, padrastos e madrastas, os mesmos devem ser obrigatoriamente, dependentes dos participantes para fins de imposto de renda, sendo necessária a apresentação de documento emitido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFV, comprovando a dependência econômica.

    26 - Por que a necessidade de adesão ao Plano Previdenciário antes da adesão ao Plano de Saúde?

    Por exigência do órgão regulador da Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social, as Entidades de Previdência Complementar somente poderão administrar planos assistenciais para os participantes do Instituto e seus dependentes. Fica então vedada a possibilidade de o Agros oferecer Plano de Saúde para pessoas não inscritas nos seus Planos Previdenciários.

    27 – Qual o valor da mensalidade dos Planos de Saúde?

    Os valores de contribuição dos Planos Agros Saúde, vigentes a partir de 1º de maio do ano corrente estão apresentados nas tabelas:www.agros.org.br/institucional/tabelas-de-contribuicao-do-plano-de-saude.

    28 - Por que, no caso de dependentes agregados, o desconto não pode ser em folha de pagamento?

    Por causa do Imposto de Renda Retido na Fonte. Somente é permitido o desconto dos Planos de Saúde nas folhas de pagamento para os participantes e seus dependentes diretos.

    29 - Por que o Agros não absorve a carência já cumprida em outros planos de saúde?

    O Agros - Instituto UFV de Seguridade Social administra planos coletivos empresariais, e os mesmos não estão sujeitos ao cumprimento da Resolução Normativa Nº 252/2011 da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

    A Resolução Normativa nº 252 foi fruto da consulta publica nº 34 e promoveu, principalmente, a possibilidade dos usuários de planos coletivos por adesão exercerem também a portabilidade, o que era previsto somente para os usuários de planos individuais/familiares.

    Esclarecemos que existem dois tipos de planos coletivos: os empresariais, que prestam assistência à saúde dos funcionários da empresa contratante graças ao vínculo empregatício ou estatutário; e os coletivos por adesão, que são contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais.

    Esclarecemos também que o Agros isenta de carência o novo servidor e seus dependentes se a adesão ao Plano de Saúde ocorrer até 60 dias após o início de seu trabalho na UFV ou no Agros. Nestes casos não há necessidade de ser feita a absorção da carência de outros planos. Os servidores que fizerem a opção após os 60 dias terão que cumprir os períodos de carências estipulados em Regulamento.

    30 – Quais os planos de saúde oferecidos pelo Agros?

    - PAS-UFV: de segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, acomodação em quarto individual. Plano com comercialização suspensa.

    - Agros Saúde I e III sem odontologia: de segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, acomodação em quarto individual.

    - Agros Saúde I e III com Odontologia: de segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e odontologia, acomodação em quarto individual.

    - Agros Saúde II sem odontologia: de segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, acomodação em quarto coletivo.

    - Agros Saúde II e IV com Odontologia: de segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia e odontologia, acomodação em quarto coletivo.

    Para inscrição nos Planos Agros Saúde III e IV, o participante deverá estar lotado no Campus de Rio Paranaíba ou na Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (CEPET). O beneficiário que residir nos municípios de Capinópolis (MG), Carmo do Paranaíba (MG), Ituiutaba (MG), Itumbiara (GO), Patos de Minas (MG), Rio Paranaíba(MG), São Gotardo (MG), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG) também poderá ser inscrito nestes produtos.

    31 – Qual a área de abrangência dos planos administrados pelo Agros?

    A área geográfica de abrangência dos Planos Agros Saúde I e II com e sem Odontologia e PAS-UFV, administrados pelo Instituto, é composta por um grupo de municípios, quais sejam: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Mateus Leme, Muriaé, Nova Lima, Pará de Minas, Ponte Nova, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

    Para os Planos Agros Saúde III com e sem odontologia e IV com odontologia a área é composta pelos municípios: Belo Horizonte, Florestal, Juiz de Fora, Mateus Leme, Muriaé, Nova Lima, Pará de Minas, Ponte Nova, Ubá, Viçosa, Visconde do Rio Branco, Capinópolis, Ituiutaba, Patos de Minas, Rio Paranaíba, São Gotardo, Carmo do Paranaíba, Uberaba, Uberlândia, localidades do Estado de Minas Gerais; Itumbiara/GO; e Brasília/DF.

    As áreas de abrangência estão registradas na ANS.

    32 - O que é Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)?

    O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a referência de cobertura mínima obrigatória para cada segmentação de plano de saúde (ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, e plano referência) contratada pelo consumidor. Ele define as coberturas obrigatórias e não valores de procedimentos e, além disso, define para cada procedimento as segmentações de planos de saúde que devem ou não cobri-lo. Existe o Rol de coberturas para os planos médicos e odontológicos. Para conhecimento dos procedimentos constantes no Rol da ANS, favor acessar o site www.ans.gov.br.

    33 - Qual a cobertura do plano odontológico?

    Os planos com odontologia seguem o Rol da ANS e oferecem cobertura adicional para alguns procedimentos. A cobertura completa está disponível nos regulamentos de cada plano, que podem ser lidos aqui.   

    A cobertura odontológica compreende, ainda, os honorários e materiais utilizados pelo cirurgião-dentista quando, por imperativo clínico, for necessária utilização de estrutura hospitalar para a realização de procedimentos listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS para a segmentação odontológica vigente à época do evento.

    34 - O plano odontológico concede cobertura para aparelhos dentários, pontes fixas e implantes?

    Não. No rol de coberturas dos planos de saúde administrados pelo Agros não constam aparelhos dentários, pontes fixas e implantes.

    35 - Como funcionam os procedimentos de psicologia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional?

    O participante deve, no caso de necessidade, procurar os profissionais credenciados de psicologia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional, para a realização da consulta ou sessão. É importante salientar que, de acordo com o rol da ANS, o número de consultas/sessões está limitado por usuário/ano. O Agros, considerando que o número de sessões poderá ser insuficiente para o tratamento dos pacientes e buscando atender a demanda dos participantes, aprovou a ampliação dos limites estabelecidos, com o pagamento por parte dos participantes de 100% dos custos nas  consultas e sessões acima do número determinado pela ANS, com base na tabela negociada com os prestadores de serviço. Ou seja, o participante estaria se beneficiando da tabela acordada com os prestadores de serviço para a continuação de seu tratamento, da seguinte forma:

    Procedimentos

    Sessões com cobertura de 60% pelo Agros, com coparticipação de 40% do participante

    Nº de sessões acima do limite determinado, com o pagamento de 100% dos custos pelo participante

     Consulta/Sessão de Nutrição

    18

    sem cobertura adicional

     Consulta/Sessão de Terapia Ocupacional

    40

    41ª à 48ª

    Sessão de Psicoterapia

    40

    41ª à 48ª

     Consulta/Sessão de Fonoaudiologia

    48

    --

    Consulta/Sessão de Fonoaudiologia

    49ª a 96ª, quando observadas as Diretrizes de Utilização da ANS

    sem cobertura adicional

         

    36 - Existe cobertura para psicopedagogia nos planos do Agros?

    Não. A consulta e as sessões com psicopedagogo não estão no rol de cobertura da ANS, portanto não são cobertos pelos planos de saúde do Agros.

    37 – Considerando os planos oferecidos pelo Agros,  titular e dependentes podem estar inscritos em planos diferentes?

    Os dependentes diretos e os agregados só podem ser inscritos em planos com a mesma segmentação do plano do titular.

    Somente para situação de beneficiários em residência nos municípios citados no item 29 poderá haver inscrição em planos distintos, entretanto, de mesma cobertura.

    38 - Quais dentistas atendem pelo plano?

     A lista dos credenciados está disponível no site do Agros (www.agros.org.br), no menu rede credenciada.

    39 – Os pais podem ser incluídos no plano de saúde do titular?

    Os participantes poderão inscrever nos Planos Agros Saúde pais, mães, padrastos e madrastas dependentes economicamente para fins de Imposto de Renda. É importante salientar que os mesmos devem estar inscritos como dependentes na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFV antes da inscrição no Agros. No plano PAS-UFV não está prevista a inclusão dos pais.

    40 - Qual a diferença entre os Planos de Saúde oferecidos pelo Agros?.

    Diferença das coberturas dos planos:

    PAS-UFV (plano com comercialização suspensa junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar, ou seja, fechado para novas adesões):

    – Cobertura do Rol da ANS para os procedimentos médicos.

    – Acomodação em apartamento individual.

    Agros Saúde I e III sem Odontologia

    – Plano com patrocínio do Governo Federal (auxílio saúde suplementar).

    – Cobertura do Rol da ANS para os procedimentos médicos.

    – Possibilidade de inclusão de pai, mãe, madrasta e padrasto que sejam dependentes econômicos para fins de Imposto de Renda.

    – Possibilidade de inclusão de dependente de relação homoafetiva e de menor sob guarda como dependente direto.

    – Cobertura de exames periódicos para os servidores ativos.

    – Acomodação em apartamento individual.

    Agros Saúde II sem Odontologia

    – Plano com patrocínio do Governo Federal (auxílio saúde suplementar).

    – Cobertura do Rol da ANS para os procedimentos médicos.

    – Possibilidade de inclusão de pai, mãe, madrasta e padrasto que sejam dependentes econômicos para fins de Imposto de Renda.

    – Possibilidade de inclusão de dependente de relação homoafetiva e de menor sob guarda como dependente direto.

    – Cobertura de exames periódicos para os servidores ativos.

    – Acomodação coletiva (quartos de dois e três leitos).

    Agros Saúde I e III com Odontologia

    – Plano com patrocínio do Governo Federal (auxílio saúde suplementar).

    – Cobertura do Rol da ANS para os procedimentos médicos e odontológicos.

    – Possibilidade de inclusão de pai, mãe, madrasta e padrasto que sejam dependentes econômicos para fins de Imposto de Renda.

    – Possibilidade de inclusão de dependente de relação homoafetiva e de menor sob guarda como dependente direto.

    – Cobertura de exames periódicos para os servidores ativos.

    – Acomodação em apartamento individual.

    – Cobertura adicional ao Rol da ANS para os procedimentos odontológicos, tais como prótese total removível (dentadura) e prótese parcial removível (roch), com coparticipação.

    Agros Saúde II e IV com Odontologia

    – Plano com patrocínio do Governo Federal (auxílio saúde suplementar).

    – Cobertura do Rol da ANS para os procedimentos médicos e odontológicos.

    – Possibilidade de inclusão de pai, mãe, madrasta e padrasto que sejam dependentes econômicos para fins de Imposto de Renda.

    – Possibilidade de inclusão de dependente de relação homoafetiva e de menor sob guarda como dependente direto.

    – Cobertura de exames periódicos para os servidores ativos.

    – Acomodação em acomodação coletiva (quartos de dois e três leitos).

    – Cobertura adicional ao Rol da ANS para os procedimentos odontológicos, tais como prótese total removível (dentadura) e prótese parcial removível (roch), com coparticipação.

    41 – Quem possui o direito de receber o auxílio saúde suplementar?

    Servidores ativos, aposentados, seus dependentes diretos e pensionistas do regime RJU, dos planos assistenciais do Agros, ligados à Patrocinadora UFV e inscritos na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFV, que não estejam recebendo o benefício em outro órgão. É importante que os participantes vinculados ao RJU fiquem atentos à necessidade de manutenção do cadastro junto ao Agros e à PGP/UFV.

    Servidores ativos da Patrocinadora Agros e seus dependentes diretos possuem repasse do subsídio pela Patrocinadora Agros; aposentados e pensionistas do regime CLT, admitidos até 1993, recebem o referido benefício por meio do fundo assistencial.

    42 – Os dependentes podem ser excluídos do plano sem a solicitação do participante titular?

    Sim. Os filhos dos participantes são cancelados automaticamente por maioridade, ou seja, ao completar 21 anos. Nesse momento, o Agros encaminha correspondência ao participante comunicando a possibilidade de manutenção do plano enquanto o dependente for estudante de curso regular reconhecido pelo MEC, até os 24 anos de idade.

    Os universitários podem ser também cancelados pela não entrega do comprovante de matrícula em curso superior, atualização semestral necessária até a formatura ou até que ele complete 24 anos, ou quando ocorre falecimento do titular. Neste caso, a manutenção do plano poderá ser realizada na condição de agregado.

    Ao completar 21 anos, o dependente que não é estudante universitário poderá permanecer no plano de saúde do Agros como agregado, assim como os que terminam o curso superior ou completam 24 anos. Para tanto, o titular do plano necessita comparecer ao Agros para preenchimento do termo de adesão de seu dependente como agregado. É importante salientar que o grupo de agregados não recebe auxílio saúde suplementar, portanto, seu custo é calculado em tabela diferenciada e a despesa é totalmente assumida pelo titular.

    A interrupção do pagamento das contribuições e coparticipações por prazo superior a 60 dias também poderá causar o cancelamento do titular e de seus dependentes.

    O cancelamento também ocorre para os dependentes na situação de menor sob guarda quando completam 18 anos.

    Para maiores esclarecimentos, favor comparecer à Gerência de Relacionamento do Agros ou entrar em contato pelo telefone (31) 3899-6500.

    43 – Quais os principais motivos de cancelamento de beneficiários do plano de saúde do Agros?

    O Agros poderá excluir os beneficiários, sem a anuência da Patrocinadora, nas seguintes hipóteses:

    I - em caso de fraude ao Plano ou dolo, sendo que, em caso de fraude relacionada à doença ou lesão preexistente, será instaurado processo administrativo junto à ANS para apuração da fraude, nos termos da legislação vigente.

    II - perda da qualidade de Titular, ressalvado o direito de manutenção no Plano previsto nos artigos 30 e 31 da Lei  9.656/1998, nos termos estabelecidos no Regulamento dos planos assistenciais do Agros.

    III - perda da qualidade de Dependente, no caso do beneficiário deixar de atender às condições exigidas para sua inscrição previstas no regulamento ou quando deixar de entregar os documentos comprobatórios exigidos para sua manutenção como dependente, ressalvada a possibilidade de inscrição como dependente especial/agregado em plano específico para esta categoria, conforme previsto em Regulamento.

    IV - perda da qualidade de Pensionista, ressalvada a possibilidade de inscrição como dependente especial/agregado em plano específico para esta categoria, conforme previsto no Regulamento dos planos assistenciais, se for o caso.

    V - interrupção do pagamento das contribuições e/ou coparticipações, inclusive em função da inscrição de seus dependentes, por prazo superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, por ano de vigência de sua inscrição.

    44 - O Agros possui atendimento domiciliar?

    Conforme previsto no Regulamento do Plano de Saúde, no Capítulo VI, Art. 27, item XVII, estão excluídos da cobertura do Plano qualquer tipo de atendimento domiciliar, mesmo em caráter de urgência e emergência.  No entanto, o Agros possui um Programa de Assistência Domiciliar, que tem por objeto principal a prestação de serviços na forma de assistência domiciliar à saúde (e não de internação domiciliar).

    Assistência domiciliar entende-se como conjunto de atividades de caráter ambulatorial programadas e continuadas desenvolvidas em domicílio, realizadas por profissionais que integram a equipe de saúde.

    E por Internação Domiciliar entende-se um conjunto de atividades exercidas por profissionais da equipe de saúde no domicílio do paciente, caracterizada pela atenção em tempo integral, com oferta de recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos, assemelhando-se ao cuidado oferecido em ambiente hospitalar (instalação de um mini-hospital na residência).

    Os objetivos específicos do Programa Agros de Assistência Domiciliar são:

    I.         Precoce desospitalização do paciente.

    II.        Promoção do autocuidado.

    III.      Treinamento do paciente ou cuidador frente às novas necessidades.

    IV.      Adaptação e maior autonomia do paciente e de seus familiares quanto às atividades da vida diária.

    V.        Educação em saúde.

    VI.      Adequação e redução de custos sem perda de qualidade.

    VII.     Prevenção precoce de complicações no domicílio.

    VIII.   Retomar o vínculo familiar e a rotina domiciliar.

    O Programa possui regulamento próprio e está destinado aos beneficiários residentes nos  municípios de Viçosa/MG, Florestal/MG, Pará de Minas/MG e Belo Horizonte/MG.

    45 - O plano de saúde do Agros oferece cobertura para enfermeiro (técnico de enfermagem) 24 horas no domicílio?

    Não. Conforme previsto nos Regulamento dos Planos de Saúde, no Capítulo VI, Art. 27, item XVI estão excluídos da cobertura serviços de enfermagem em caráter particular, seja em regime hospitalar ou domiciliar.

    46 - O Agros oferece cadeiras de rodas, cadeira de banho, muletas? Quais equipamentos são fornecidos?

    O Agros não oferece cadeiras de rodas, cadeira de banho e muletas para tratamento domiciliar. A infraestrutura física necessária para permanência do paciente no domicílio está excluída da cobertura do Programa Agros de Assistência Domiciliar, conforme informado no Regulamento do mesmo.

    O Agros fornecerá no domicilio, para continuidade do tratamento hospitalar, os aparelhos concentradores de oxigênio, BIPAP, cilindros de oxigênio e aspirador de secreção portátil aos beneficiários que comprovarem necessidade por meio de relatório médico, mediante aprovação prévia da auditoria médica interna, conforme normativo interno e critérios estabelecidos no Programa Agros de Assistência Domiciliar. O aspirador portátil de secreção será oferecido aos beneficiários traqueostomizados.

    47 - No mês de outubro, as mulheres têm a isenção da coparticipação na mamografia?

    Não. O principal objetivo do movimento internacional Outubro Rosa é alertar toda a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em outubro o Agros apoia a campanha, informando as suas beneficiárias da importância da prevenção do câncer de mama por meio de consultas periódicas ao ginecologista e mastologista, da realização anual do exame clínico da mama e também da mamografia. A Campanha é informativa e educativa, não havendo, neste período, a isenção da coparticipação da mamografia.

    A isenção da coparticipação acontece no mês de aniversário das beneficiárias de 40 anos ou mais ou no mês seguinte. Na Campanha de Aniversário elas têm isenção na coparticipação em uma consulta com ginecologista ou mastologista, no exame preventivo, para a prevenção do câncer de colo de útero; e na realização da mamografia As mulheres devem ficar atentas e agendar a consulta e exames com antecedência, para garantir o benefício.

    48 - No mês de novembro, os homens têm a isenção de coparticipação nos exames de prevenção do câncer de próstata?

    Não. Assim como no Outubro Rosa, o Novembro Azul é uma Campanha informativa e educativa, não havendo a isenção da coparticipação nos exames de prevenção do câncer de próstata.

    A isenção da coparticipação acontece no mês de aniversário do beneficiário de 40 anos ou mais ou no mês seguinte. Na Campanha de Aniversário, eles têm isenção na coparticipação na consulta com o cardiologista ou urologista. Além da consulta, terá a isenção nos exames de PSA livre e total e em uma ultrassonografia. 

    49 - Quais os exames possuem isenção de coparticipação no mês de aniversário?

    As mulheres de 40 anos ou mais, como incentivo à prevenção do câncer de mama e também do câncer de colo do útero, têm a isenção da coparticipação em uma consulta com ginecologista ou mastologista, na mamografia e no preventivo.

    Os homens de 40 anos ou mais têm a isenção da coparticipação na consulta com o cardiologista ou urologista. Além da consulta, terá a isenção nos exames de PSA livre e total e em uma ultrassonografia de próstata ou abdome total. 

    É preciso ficar atendo às correspondências e aos cartões enviados pelo Agros, pois a “Campanha Aniversário” é dinâmica e, de acordo com os objetivos, podem conter alterações de um ano para o outro.

Gerência de Investimentos

  1. Dúvidas mais frequentes

    1. Quem pode contrair empréstimo no Agros?

    R. Os participantes ativos, aposentados e beneficiários vitalícios (que recebem benefícios ou pensão do Agros) dos planos previdenciáros A-CLT e B-RJU.

    2. Participantes do Plano Agros CD-01 podem contrair empréstimo?

    R. Não. O Regulamento do Plano Agros CD-01 não prevê a concessão de empréstimo. O Plano ainda não possui reserva para disponibilizar o benefício.

    3. De acordo com as novas Normas de Empréstimo, ainda preciso de avalista?

    R. Sim, porém, pode-se optar pelo pagamento mensal de uma taxa para formação do FGP (Fundo Garantidor de Prestações) e não apresentar avalistas/fiadores.

    4. Quanto vou pagar pelo Fundo Garantidor de Prestação?

    R. A taxa é calculada atuarialmente, de três em três meses, e hoje está em 0,0344%, aplicada sobre o saldo devedor corrigido do empréstimo.

    5. O Agros consulta o SERASA ou SPC?

    R. Não.

    6. O que acontece se houver atraso no pagamento das prestações?

    R. O Agros negativa o participante junto ao SERASA, no caso de atrasar (3) três prestações seguidas.

    7. Qual é a taxa de juros utilizada no cálculo do empréstimo?

    R. A taxa de juros utilizada é de 0,54% ao mês. Também é cobrada taxa de administração de 0,1%, taxa de quitação por morte de 0,1339% e taxa FGP(opcional) de 0,0344%, todas ao mês . Além disso, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo INPC-IBGE, logo após a correção do saldo são cobradas as taxas mencionadas anteriormente.

    8.  As prestações são fixas?

    R. Não. As prestações variam devido à correção aplicada ao saldo devedor, com base em um índice de inflação.

    9. Qual é o limite máximo para Empréstimo Simples?

    R. O limite máximo depende da margem consignável de cada participante, levando em conta a remuneração bruta (deduzidos os ganhos sociais e/ou temporários). O empréstimo poderá ser até R$100.000,00.

    10. Qual é o limite máximo para Empréstimo de Emergência e Saúde?

    R. Até (3) três vezes a remuneração bruta.

    11. Qual é o prazo máximo para pagamento do Empréstimo Simples ?

    R. Art. 23 das Normas de Empréstimo: O Empréstimo Simples será concedido nos prazos de 6 a 72 meses, a critério do requerente, respeitada a seguinte relação limite etário/prazo, na data da solicitação:

    I.  Até 65 anos: até 72 meses.

    II. De 66 a 70 anos: até 60 meses.

    III. De 71 a 75 anos: até 48 meses.

    IV. De 76 a 80 anos: até 24 meses.

    V. De 81 anos ou mais: até 12 meses.

    12. Qual é o prazo máximo para pagamento do Empréstimo de Emergência e Saúde?

    R.  Art. 32 da Normas de Empréstimo: O Empréstimo Emergência e Saúde será concedido nos prazos de 6 a 48 meses, a critério do requerente. Respeitada a seguinte relação limite etário/prazo, na data da solicitação:

    I. Até 75 anos: até 48 meses.

    II. De 76 a 80 anos: até 24 meses.

    III. De 81 anos ou mais: até 12 meses.

    13. É preciso ter margem consignável para contrair empréstimo?

    R. Sim. O Agros utiliza 20% de margem consignável quando da liberação dos empréstimos (cálculo conforme norma de empréstimo). Porém, para o empréstimo saúde e/ou emergência , poderá ser utilizado até 10% adicionais ao percentual mencionado. O percentual adicional não é acumulativo, ou seja, se o participante já tiver usado os 10% para o empréstimo saúde ele não poderá solicitar o empréstimo emergência.

    14. Posso contrair empréstimo simples e empréstimo de emergência e saúde?

    R. Sim, desde que sua margem consignável seja suficiente para cobrir as prestações assumidas. Salientamos que de acordo com as normas de empréstimos, são deduzidas as prestações bancárias e deduções por força judicial, caso haja, para a apuração da margem consignável.

    15. O Agros faz empréstimo para compra de imóveis?

    R. Não. Apenas empréstimo pessoal.

    16. Quais as taxas cobradas na contratação do empréstimo?

    R. Quando da liberação do empréstimo, são deduzidos os juros de antecipação de crédito (se a primeira parcela for paga em prazo superior a 30 dias) e o imposto de operações financeiras (IOF) que é recolhido aos cofres públicos.

    17. O Agros compra outras dívidas?

    R. Não. O Agros não atua nessa modalidade de empréstimos.

    18. Se eu tiver outros empréstimos, poderei contrair empréstimo no Agros?

    R. Sim, desde que sua margem consignável suporte a prestação. Não se esqueça de que o Agros utiliza 20% da margem consignável e deduz prestações de financiamentos em outros estabelecimentos e também os pagamentos por força judicial.

    19. Por que a prestação do Agros não vem no contracheque?

    R. O mutuário do Agros, para suportar o desconto no contracheque, deve ter, por força de lei, no máximo 30% de utilização de sua margem consignável. Alguns participantes contraem empréstimos em bancos e financeiras, além do empréstimo no Agros, fazendo com que o total das prestações ultrapasse esse limite. Como o Agros não tem prioridade de desconto junto ao SIAPE, muitas vezes isso impede que a prestação do Agros seja descontada no contracheque.  Nesses casos, os valores das prestações são enviados para o banco.

    Desde meados de 2016, em razão de mudanças no SIAPE, o Agros não tem conseguido descontar as prestações do empréstimo no contracheque de participantes que têm margem consignável disponível. Por isso, as prestações de empréstimos têm sido enviadas diretamente para débito em conta corrente, como previsto no contrato de concessão.

    20. Se eu quitar empréstimos em outras financeiras posso contrair empréstimo no Agros?

    R. Sim, observando o limite de 20% da margem consignável usado no cálculo das prestações e, nesse caso, desde que comprove a quitação junto à área de empréstimos do Agros.

     

     

     

     

Gerência de Previdência

  1. Dúvidas mais frequentes

    1 - Quais os documentos necessários para se inscrever no Agros Previdência / Plano CD-01?

    ·         Documento de Identidade e CPF;

    ·         Comprovante de vinculação a um dos Instituidores do plano – UFV Credi, Fecon, Sindisec ou Associação dos Ex-alunos da UFV;

    ·         Documentos dos dependentes.

    2 – Quando e como fazer para alterar o valor de contribuição mensal ao Plano CD?

    • A alteração de contribuição pode ser feita nos meses de junho e dezembro;
    • Procure o atendimento do Agros ou acesse o autoatendimento para requerer formulário próprio.

    3 – Como faço contribuição eventual / extraordinária ao plano CD?

    ·         Entre em contato com a Gerência de Previdência do Agros para informações sobre a conta para depósito;

    ·         Faça um depósito identificado na conta do Agros;

    ·         Apresente o comprovante do depósito na Gerência de Previdência do Agros.

    4 – O Plano Agros CD-01 tem o benefícios de pecúlio, auxilio-natalidade e auxilio-funeral?

    Não. O plano Agros CD-01 é um plano de Contribuição Definida que oferece o Beneficio Previdenciário Programado, que consiste em uma renda calculada com base no saldo da conta do participante na data do requerimento, desde que cumpridas as carências exigidas pelo regulamento, que é de 10 anos de contribuição para o plano e 60 anos de idade para o participante do sexo masculino ou 55 anos de idade para a participante do sexo feminino.

    5 – Quais os planos de benefícios do Agros que oferecem pecúlio, auxílio-natalidade e auxílio-funeral?

    São os planos de beneficios definidos – Planos A e B.

    6 – Por que não posso fazer o plano A ou o plano B?

    O plano A é para participantes do regime CLT vinculados ao patrocinador Agros ou UFV, mas foi fechado para adesões em 03/04/2018 por determinação do Conselho Deliberativo.

    O plano B é para os participantes do regime RJU, mas foi fechado para novas adesões em 2007 por determinação da Secretaria de Previdência Complementar.

    7 - Quais os documentos necessários para se requerer Pecúlio?

    ·         Formulário próprio de requerimento de pecúlio devidamente preenchido e assinado;

    ·         Cópia da Certidão de casamento, emitida após o falecimento;

    ·         Cópia de um documento de Identidade e CPF dos beneficiários;

    ·         Cópia da Certidão de Óbito do participante;

    ·         Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores;

    ·         Número de conta bancária para receber o crédito.

    8 - Quais os documentos necessários para se requerer Auxílio-Funeral?

    ·         Formulário próprio de requerimento devidamente preenchido e assinado;

    ·         Cópia da Certidão de Óbito do dependente;

    ·         Número de conta bancária para receber o crédito.

    9 - Quais os documentos necessários para se requerer Auxílio-Natalidade?

    ·         Formulário próprio de requerimento devidamente preenchido e assinado;

    ·         Cópia da Certidão de Nascimento do dependente;

    ·         Número de conta bancária para receber o crédito.

    10 – Quais são os prazos para se requerer Auxílio-Natalidade?

    ·         Até 12 meses após o nascimento do dependente.

    11 - Quais os prazos para se requerer Auxílio-Funeral?

    ·         Até 12 meses após o óbito do dependente.

    12- Qual é o valor do Auxílio-Natalidade?

    ·         2(dois) salários mínimos da data do nascimento do dependente a título complementar ao RJU;

    ·         3(três) salários mínimos da data do nascimento do dependente para os participantes da CLT.

    13 – Qual é o valor do Auxílio-Funeral?

    ·         3(três) salários mínimos da data do óbito do dependente .

    14 - Qual é o valor do Pecúlio por Morte?

    ·         Equivale a 15(quinze) vezes o Salário-real-de-benefício do participante na data do óbito.

    15 - O que é Salário-real-de-benefício?

    ·         Equivale a média aritmética simples dos doze(12) últimos salários de participação, corrigidos pelo INPC.

    16 – Qual da data de pagamento das complementações de aposentadoria e pensão dos participantes assistidos do Agros?

    ·         De janeiro a novembro, no penúltimo dia útil do mês;

    ·         No mês de dezembro, até o dia 20.