ANS divulga resultados do QUALISS
Publicado emA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, no dia 20 de abril, os resultados do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde - QUALISS.
O Programa funciona da seguinte forma: os estabelecimentos ou profissionais informam voluntariamente aos seus Conselho de Classe suas qualificações, por exemplo, selos de acreditação e núcleo de segurança do paciente, hospitais e clínicas que desenvolvem projetos de incentivo à melhoria da assistência em saúde e qualificações obtidas pelos profissionais de saúde, entre outras informações. Essas informações são disponibilizadas pelas entidades de classe à ANS, que leva isso em consideração para compor o Fator de Qualidade, que pode ser utilizado pelas operadoras de planos de saúde para compor o modelo de remuneração de serviços para a sua rede credenciada.
O QUALISS é mais uma ferramenta para auxiliar os beneficiários dos planos de saúde a escolherem os profissionais e estabelecimentos em que preferem ser atendidos, com base em critérios objetivos de avaliação. Com a divulgação dos resultados, qualquer pessoa pode consultar/conhecer os hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde “que atendem critérios importantes relacionados à qualidade assistencial”. O QUALISS também busca estimular qualificação de toda a rede que atende os beneficiários dos planos de saúde. Os profissionais e estabelecimentos que têm qualificação são reconhecidos e os demais são incentivados a buscá-la.
Formas de consulta
De acordo com a ANS, foi disponibilizado “ um sistema de busca em que o usuário pode encontrar o prestador pelo nome, por tipo de estabelecimento (hospital, hospital-dia, clínica ou Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia - SADT), estado ou município. Nesta primeira etapa de divulgação dos resultados do programa, o buscador contempla cerca de 1.400 estabelecimentos acreditados, ou seja, que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde.
O usuário também pode consultar os prestadores que possuem Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na ANVISA (cerca de 1.490 estabelecimentos); hospitais que informaram à ANS as taxas de proporção de readmissão hospitalar e hospitais-dia com taxa de retorno não planejado à sala de cirurgia – indicadores que medem a capacidade progressiva do prestador em ajudar as pessoas a se recuperarem de forma tão eficaz quanto possível, frequentemente utilizado como parâmetro para a qualidade assistencial; estabelecimentos que participam de projetos da ANS para indução da qualidade assistencial (Parto Adequado e Idoso Bem Cuidado); e profissionais de saúde que possuem titulação (especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado).”
Clique aqui para consultar a qualidade de hospitais, clínicas e laboratórios estabelecida pela ANS.
Agros: previdência, saúde e qualidade de vida no presente e no futuro!