• Home
  • Notícias
  • Diversificação de investimentos no Plano Agros CD-01

Diversificação de investimentos no Plano Agros CD-01

Publicado em

Em 2020, a Política de Investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo para o Plano Agros CD-01 trouxe uma novidade importante. Na continuidade da busca por melhores resultados, as opções de investimentos dos recursos do plano foram ampliadas, passando a permitir aplicações em outros segmentos além da renda fixa. 

Neste ano foi incluído um alvo de alocação de 10% dos recursos em cada um dos novos segmentos aprovados: renda variável, estruturados e imobiliário. 

A Política de Investimentos do CD-01 pode ser lida na íntegra aqui.  

 

Investimento de longo prazo

O Agros iniciou as aplicações em renda variável e estruturado em fevereiro. Mas, em razão da pandemia do coronavírus e seus efeitos em todo o mundo, os investimentos em todas as instituições e em praticamente todos os segmentos foram afetados de maneira negativa. 

“A diversificação dos investimentos foi um passo importante na busca por melhores resultados, mas a mudança no contexto internacional surpreendeu a todos e afetou os resultados esperados neste primeiro momento. É importante ressaltar, entretanto, que o plano Agros CD-01 é um plano de previdência e como tal é de longo prazo e os seus respectivos investimentos também são de longo prazo. Sob essa perspectiva, e pela experiência do Agros, entendemos que nesses momentos de crise é necessário ter prudência, entender que esta fase ruim será superada e a rentabilidade negativa será compensada ao longo do tempo”, esclarece o diretor Administrativo-Financeiro do Agros, Constantino José Gouvêa Filho.

Os resultados dos planos são acompanhados diariamente e as estratégias são constantemente reavaliadas pelo Comitê de Investimentos. Clique aqui para conhecer mais sobre as ferramentas que o Instituto utiliza para a tomada de decisões relacionadas aos investimentos e a legislação e os mecanismos de governança adotados para que a administração dos investimentos seja feita com segurança. 

Resultados positivos mesmo na renda fixa

Até 2019, a Política de Investimentos para o Plano Agros CD-01 definia que os investimentos deviam ser feitos exclusivamente em Renda Fixa. 

Mesmo com uma estratégia de aplicação conservadora, os resultados do plano foram positivos desde a sua criação, em 2008. No ano passado o Agros CD-01 teve uma rentabilidade de 8,7%, o equivalente a 146% do CDI/Selic (o índice de referência do plano), que fechou 2019 em 5,96%. A meta do plano é ter rentabilidade superior ao CDI. 

 

Agros: previdência, saúde e qualidade de vida no presente e no futuro!