• Home
  • Notícias
  • Normas para solicitação de reembolso são atualizadas

Normas para solicitação de reembolso são atualizadas

Publicado em

O beneficiário do Agros que recebe um atendimento ou realiza um procedimento de saúde que tem cobertura do plano, mas não utiliza os serviços da rede credenciada, pode solicitar o reembolso das despesas de saúde.

É possível solicitar reembolso de procedimentos realizados em todo o território nacional, de caráter eletivo ou emergência, desde que eles tenham cobertura prevista no rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e no regulamento do plano de saúde contratado.

O pagamento de reembolso pelo Agros segue uma série de regras e também de normas internas, que foram recentemente atualizadas.  Confira, a seguir, as principais mudanças:

  • A apresentação do pedido médico passa a ser obrigatória para solicitar o reembolso de exames, internações e outros procedimentos; ele não pode ser substituído pela apresentação do laudo ou resultado de exame. O pedido só não é necessário nos casos de reembolso de consultas e de sessões de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e nutrição;
  • As notas fiscais e recibos devem apresentar, obrigatoriamente, a data de realização do procedimento, no formato DD/MM/AAAA;
  • A nota fiscal ou fatura deve apresentar a quitação dos serviços a que se refere a solicitação de reembolso, ou seja, ela deve trazer o valor total já pago ao profissional pelo serviço, que pode estar descrito originalmente no documento ou constar como carimbo de “recebido”.
  • A nota fiscal ou recibo deve trazer a identificação completa dos profissionais que realizaram os procedimentos, com nome, descrição do conselho e número do conselho profissional e grau de participação no procedimento, quando for o caso;
  • O prazo para solicitar o reembolso permanece de um ano a partir da realização do procedimento. A contagem de tempo não é interrompida caso o requerimento seja protocolado com documentação incompleta ou inconsistente e é responsabilidade do beneficiário corrigir ou complementar a documentação, quando solicitado pelo Agros, dentro desse prazo. Caso a documento complementar seja apresentada após um ano da realização do procedimento, a solicitação será considerada vencida.
  • O Agros pode solicitar documentação complementar à apresentada com o objetivo de avaliar a elegibilidade do beneficiário, avaliar a cobertura do procedimento, realizar o cálculo do valor a ser reembolsado ou quando houver suspeita de fraude.

O manual com as orientações sobre como solicitar o reembolso também foi atualizado. Clique aqui para conhecê-lo ou acesse pelo banner Manual de Reembolso, no menu à direita do site.

Dica: Em caso de dúvida, encaminhe o manual para o profissional de saúde responsável pelo atendimento. Assim ele pode conhecer as regras do Agros e preencher corretamente a nota fiscal e dos demais documentos necessários para solicitar o reembolso.

 

Agros: previdência, saúde e qualidade de vida no presente e no futuro!