Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)


 

Agora os servidores ativos e aposentados da UFSJ podem contar com os planos de previdência e de saúde do Agros.

Vamos construir um futuro de prosperidade e saúde juntos?

 

O Agros – Instituto UFV de Seguridade Social é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) fundada em 1980 e que desde 1994 atua também como operadora de planos de saúde sem finalidade lucrativa, na modalidade autogestão. 

Os planos de saúde do Agros podem ser contratados exclusivamente por participantes dos planos de previdência, como determinado pelo Art. 76 da Lei Complementar 109/2001. Desta forma, os participantes do Agros têm assistência à saúde no presente ao mesmo tempo em que cuidam do futuro, construindo uma reserva financeira para que tenham bem-estar em todas as fases da vida. 

Os servidores da UFSJ já podem aderir ao plano de previdência InvestPrev e iniciar os investimentos em um futuro financeiramente mais tranquilo. Já as inscrições no plano de saúde serão feitas a partir da formação da rede credenciada e registro do produto na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para atendimento a partir de setembro de 2024.

 

Clique aqui e conheça o InvestPrev, o plano de previdência complementar do Agros para todas as fases da vida

 

PLANOS DE SAÚDE DO AGROS PARA OS SERVIDORES DA UFSJ

Conheça, a seguir, algumas características do plano e a forma de cálculo das mensalidades. 

Características dos planos de saúde do Agros

  • Planos disponíveis para contratação pelos servidores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com possibilidade de inclusão dos seguintes dependentes/familiares: cônjuges, filhos, enteados, netos e bisnetos. 
  • Segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, e acomodação individual (apartamento) ou coletiva (enfermaria), em caso de internação.
  • Cobertura completa dos procedimentos descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme as Diretrizes de Utilização também estabelecidas pela ANS. 
  • Planos coparticipativos, promovendo uma regulação dos planos mais justa para toda a massa de beneficiários. 
  • Cobrança das mensalidades diretamente no contracheque.
  • Gestão participativa: a estrutura de governança do Agros conta com um Conselho Fiscal e pelo Conselho Deliberativo (com poder decisório), que têm partes dos membros eleitos pelos próprios beneficiários. 
  • Gestão do plano controlada junto à Patrocinadora, com prestação de contas e maior regularidade do processo.
  • Custo calculado por grupo familiar, o que possibilita a utilização do excedente do auxilio-saúde suplementar dos beneficiários mais jovens para custear os beneficiários mais velhos do mesmo grupo familiar.

Valor dos planos de saúde do Agros

As tabelas de contribuição dos planos Agros Mais Saúde V e VI, oferecidos aos servidores da UFSJ, podem ser conferidas abaixo.

Atenção: do valor da contribuição dos titulares e dependentes diretos, é subtraído o valor do auxílio-saúde suplementar pago pelo Governo. 

Em breve, aqui no site do Agros, você poderá acessar um simulador de contribuição mensal ao plano de saúde e fazer o cálculo da sua mensalidade, de acordo com o seu grupo familiar. Aguarde!

TABELA DE CONTRIBUIÇÃO AO PLANO DE SAÚDE tabela-planos-para-ufsj-2024

 

TABELA DE AUXÍLIO-SAÚDE SUPLEMENTARtabela-auxilio-saude-2024

Atenção: as inscrições no plano de saúde serão feitas a partir da formação da rede credenciada e registro do produto na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para atendimento a partir de setembro de 2024. Para receber mais informações quando o plano de saúde estiver aberto para adesões, preencha o formulário de cadastro de interesse disponível a seguir. 

Cadastro de interesse - Plano de Saúde Agros-UFSJ

 

 A contribuição ao plano de saúde do Agros é calculada com base na idade do titular e a de seus dependentes inscritos no plano:

  • O titular e os dependentes diretos (cônjuges e filhos de até 21 anos, ou até 24, se forem estudantes universitários) recebem um auxílio-saúde do governo, que varia de acordo com o salário do titular e a idade dele e dos dependentes. A tabela do auxílio-saúde suplementar pode ser consultada acima ou aqui > item "Subsídio por Faixa Etária e Faixa Salarial".
  • O valor do auxílio-saúde é subtraído do valor de contribuição do titular e dos dependentes diretos. Em alguns casos, dependendo do salário do titular e das idades dos beneficiários, o valor devido ao plano pode ser igual a zero.  
  • Os demais dependentes (filhos acima de 21 anos ou de 24 anos, netos e bisnetos) não têm direito ao auxílio-saúde suplementar, por isso, para eles a contribuição devida é igual ao valor da tabela.
  • Anualmente, é realizado um estudo atuarial, por uma empresa especializada, que avalia a necessidade de reajustes no plano. Nenhum reajuste é realizado se não houver necessidade, uma vez que o Agros não visa lucro.