Agros e UFV firmam parceria para atendimento de beneficiários do plano de saúde e aprimoramento da Divisão de Saúde

.


Publicado em: 21/07/2022 às 15:00hs

A Divisão de Saúde (DSA) do campus Viçosa agora também atua como parceira do Agros - Instituto UFV de Seguridade Social. O contrato, publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de maio, prevê a atuação conjunta no atendimento aos beneficiários dos planos de saúde do Instituto – com isenção de cobrança de coparticipação, conforme legislação correspondente – e investimentos na melhoria da assistência e da capacidade diagnóstica que a Divisão oferece à comunidade universitária.

A parceria tem a Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (Facev) como interveniente. Ou seja: a Facev é a responsável pela gestão administrativo-financeira, incluindo o faturamento dos procedimentos realizados na DSA, os registros dos pagamentos feitos pelo Agros e a prestação de contas periódicas à UFV. Todo recurso proveniente da parceria será investido na Divisão de Saúde.

A expectativa, de acordo com a gerente de Saúde do Instituto, Márcia Antônia Lelis Pônzio, é aumentar cada vez mais a satisfação dos usuários dos planos de saúde. “Além disso, pretendemos desenvolver, juntamente à equipe da DSA, projetos de Atenção Primária à Saúde (APS), que permitirão uma atuação no cuidado e na jornada de assistência dos beneficiários, e não apenas no tratamento de doenças ou condições específicas que comprometem à saúde”, disse.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Comunitários da UFV, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, “a parceria implicará, em médio e longo prazos, tanto investimentos na melhoria da assistência e da capacidade diagnóstica na Divisão quanto a reabertura da porta de entrada da DSA para atendimento às demandas do dia a dia que ocorrem no campus universitário”. A iniciativa, como a pró-reitora avaliou, “é boa para o participante dos planos de saúde, pois não há coparticipação, e é boa para a UFV, possibilitando ainda o aprimoramento do espaço para as atividades de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas por cursos, programas e projetos da área da saúde”.

A chefe da DSA, Marisa Dibbern Lopes Correia, explica que, “para o servidor participante do Agros que já utiliza a Divisão, a diferença é que, agora, deverá apresentar a carteirinha do seu plano de saúde”. Para aqueles que ainda não eram atendidos, ela ressalta o acesso aos serviços e à qualidade dos atendimentos com profissionais capacitados: “a nossa marca registrada”.

As instruções para o agendamento de atendimentos na Divisão de Saúde estão disponíveis no site www.dsa.ufv.br. As consultas e os procedimentos realizados na DSA são isentos de coparticipação; há coparticipação apenas nos exames realizados no Laboratório de Análises Clínicas da Divisão de Saúde (LACDSA), que já tem contrato próprio com o Agros.