Primeira folha de pagamento de benefícios deve ser paga em maio de 2024
Publicado em: 01/11/2023 às 17:15hs
O Conselho Deliberativo do Agros aprovou, em reunião em 31 de outubro de 2023, o cronograma de implantação do Plano de previdência VidaPrev, que vai receber os participantes e os recursos do atual Plano B (RJU). A previsão é que a primeira folha de pagamento de benefícios seja paga em 8 de maio de 2024.
Clique aqui para acessar o cronograma de implantação do VidaPrev
O cronograma leva em consideração os prazos necessários para a finalização de ajustes no sistema de gestão do plano e para a execução de etapas técnicas, relacionadas a operações financeiras, contábeis e cadastrais. As datas estão de acordo com os prazos estabelecidos no Termo de Conciliação assinado com a União e no regulamento do VidaPrev aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Em breve será agendada uma reunião com todos os participantes para apresentação do cronograma e das principais datas a que todos devem se atentar.
Atenção para algumas datas importantes:
30 de novembro de 2023: será disponibilizado um simulador por meio do qual será possível também escolher o número de parcelas/valor dos benefícios mensais e requerer o início do recebimento de benefícios no VidaPrev.
De 30 de novembro a 30 de dezembro de 2023: período em que aposentados e pensionistas que recebem benefício no Plano B deverão optar pela forma de recebimento de benefício no VidaPrev.
Será possível fazer a opção via internet (por meio do simulador) ou diretamente no atendimento presencial do Agros. Em breve será divulgada a escala de atendimento para aqueles que desejarem fazer a opção presencialmente.
Atenção: não existe prazo máximo para que os participantes que não recebem nenhum benefício previdenciário do Agros, incluindo os aposentados da UFV, solicitem benefício no VidaPrev. Eles poderão solicitar o recebimento de benefício a qualquer momento, a partir de 30 de novembro de 2023. Os recursos de cada participante serão aplicados e a rentabilidade será somada à reserva individual, portanto, aguardar para requerer o benefício no momento que julgar mais adequado pode ser uma boa opção de investimentos e aumento de patrimônio.
Os participantes que não recebem benefício do Agros e quiserem receber o benefício do VidaPrev já na primeira folha de pagamento poderão fazer o requerimento até 31 de março de 2024.
8 de maio de 2024: pagamento da primeira folha de benefícios no VidaPrev, referente à competência abril/2024.
[Matéria atualizada em 17/04/2024, com a substituição do arquivo do cronograma de implantação do VidaPrev, conforme alteração aprovada pelo Conselho Deliberativo em março/2024. O cronograma disponibilizado anteriormente está disponível aqui]