Processo de transferência do Plano B segue dentro do prazo

.


Publicado em: 22/09/2023 às 08:35hs

O Agros está acompanhando atentamente junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) o processo de aprovação do regulamento do VidaPrev, plano de previdência da modalidade contribuição definida que substituirá o Plano B.

A documentação com os ajustes solicitados pela Previc foi enviada ao órgão no dia 21 de agosto de 2023. O processo está caminhando dentro do prazo, uma vez que a Previc tem 60 dias úteis contados da data de envio para avaliar a documentação relativa à criação do Plano VidaPrev.

Enquanto aguarda a aprovação do regulamento pela Previc, a equipe técnica do Agros e os prestadores de serviço contratados estão atuando no desenvolvimento e nas adequações do sistema de gestão que permitirá a transferência dos recursos, participantes e beneficiários do Plano B para o VidaPrev.

É importante esclarecer que algumas etapas do desenvolvimento do sistema só poderão ser concluídas após a aprovação do regulamento pela Previc, quando as informações estiverem validadas pelo órgão regulador para serem utilizadas na operacionalização da transferência.

SIMULADOR E OPÇÕES DE RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS

Após a aprovação pela Previc e a conclusão dos ajustes no sistema, os participantes poderão fazer simulações dos valores dos benefícios a receber.

Os participantes assistidos (aqueles que atualmente recebem suplementação de aposentadoria ou pensão no Plano B) terão um prazo para fazer a opção sobre a forma de recebimento do benefício no VidaPrev, conforme as regras de negócio previstas no regulamento. Por exemplo, será possível optar por receber o benefício em 12 ou 13 parcelas anuais e também manifestar se desejam ou não receber 5% da reserva no primeiro pagamento.

As equipes do Agros e das empresas contratadas estão cientes das complexas atividades operacionais a serem desenvolvidas após a aprovação do regulamento do VidaPrev, e estão inteiramente comprometidas para que o início do pagamento de benefícios seja feito o quanto antes, dentro do prazo regulamentar.

As novidades sobre o processo de transferência do Plano B para o VidaPrev podem ser acompanhadas no site www.agros.org.br. Eventuais prazos importantes serão amplamente divulgados pelo Agros para os participantes.