Coronavírus


Diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), o Agros informa, a seguir, as medidas adotadas para a prevenção do contágio, para o atendimento dos beneficiários com suspeita da doença, além de orientações das autoridades em saúde, recomendações gerais e outras atualizações relacionadas.

 

Suspeita de coronavírus   Exames para detecção   Orientações e informações gerais

 

 

Beneficiários com suspeita de coronavírus

Antes de procurarem atendimento hospitalar, os beneficiários podem entrar em contato por telefone com o serviço de teleatendimento em saúde para receber atendimento e orientações.  Os casos mais graves identificados serão encaminhados para atendimento no hospital de referência credenciado mais próximo.  

Clique aqui para mais informações sobre o teleatendimento

 
Exames para detecção de covid-19

São cobertos pelo Agros, de acordo com o estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS):

  • Teste RT – PCR
  • Teste sorológico (anticorpos IgG ou anticorpos totais)
  • Teste rápido de antígeno por swab 

📌 A indicação de qual exame deve ser realizado é feito pelo médico, de acordo com o quadro clínico do paciente.

📌 Para realização dos exames com cobertura do plano é preciso enviar o pedido médico, com indicação clínica, para avaliação do Agros.

📌 A cobertura é autorizada de acordo com as Diretrizes Clínicas de Utilização (DUTs) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Fique atento:  os pedidos devem conter a sintomatologia detalhada e o tempo de início dos sintomas. Confira se essas informações constam no documento assim que recebê-lo do médico.  Os pedidos devem ser enviados para o e-mail autorizacao@agros.org.br

Laboratórios credenciados para realização de testes de covid-19 Clique aqui
Laboratórios credenciados pela rede indireta da Unimed para realização dos testes de covid-19 Clique aqui

 

 

 

O beneficiário que fizer o teste de covid-19 em farmácia ou outro local não credenciado pode solicitar o reembolso do procedimento, desde que ele seja de um dos tipos cobertos pelo plano. A solicitação deve ser enviada para o e-mail reembolso@agros.org.br, junto com o pedido médico (com a indicação clínica) e a nota fiscal do exame realizado. O reembolso será liberado se o pedido estiver de acordo com as Diretrizes de Utilização da ANS

Fique atento: só podem ser solicitados reembolsos de exames rápidos de antígeno realizados a partir de 20 de janeiro de 2022, data em que eles foram incluídos pela ANS no rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde. 


De acordo com o especificado pela ANS, o plano de saúde não cobre exames:

  • Para verificação de imunidade pós-vacina;
  • Para verificação pré-operatória e pré-viagem;
  • Para verificação de IgG para retorno ao trabalho;
  • Após contato com pessoas que testaram positivo para covid, caso o beneficiário não esteja com sintomas.  

 

 Orientações e informações gerais

- Se possível, os beneficiários devem adiar a realização de cirurgias eletivas (que não são de urgência ou emergência), de exames laboratoriais e consultas de rotina, a fim de evitar o contato com ambientes de possível contágio e/ou disseminação da doença e de liberar leitos hospitalares para o atendimento de eventuais casos mais graves relacionados ao coronavírus.  

- Caso seja necessário comparecer presencialmente a algum estabelecimento da rede credenciada, os beneficiários devem entrar em contato por telefone para confirmar os horários de atendimento. Muitos estabelecimentos de saúde estão com horários especiais de funcionamento como medida de prevenção ao coronavírus ou para atendimento de casos suspeitos.

Atividade física em casa: a educadora física do Agros, Valéria Faria, produziu uma série de vídeos com exercícios para serem praticados em casa.

Acesse os vídeos de atividades físicas em casa

 

- Agros disponibilizou respiradores para hospitais de Viçosa no início da pandemia, como informado aqui. A finalização da concessão dos equipamentos ocorreu em dezembro de 2021, considerando a diminuição dos casos graves que demandam CTI e o fechamento de alguns leitos clínicos de covid-19 na cidade.