Vacinação contra o Herpes Zoster - Aquisição de vacina


 

Em 2024, o Agros irá realizar uma campanha de vacinação contra o Herpes Zoster. Nesta campanha, os beneficiários do plano de saúde poderão adquirir a vacina Shingrix, produzida pelo laboratório GSK, pelo preço de custo, uma vez que o Agros vai intermediar a compra de vacina diretamente com o laboratório.

Atenção: O Agros não vai custear a vacina. O pagamento deverá ser feito integralmente pelo beneficiário interessado, diretamente à FACEV. A aplicação será realizada pela Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa. 

O próximo período para os interessados comprarem e realizarem o pagamento das doses é de 3 a 16 de junho de 2024.  

Clique aqui para realizar a compra da vacina, no site da FACEV, de 3 a 16/06/2024

Ou copie o link https://facev.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=250 e cole no seu navegador

Atenção: O boleto deve ser emitido pelo beneficiário interessado e o pagamento deve ser feito diretamente à FACEV. O Agros não faz a emissão do boleto nem se responsabiliza pelo pagamento.

As próximas datas previstas para abertura do formulário de aquisição de doses são: 

  • De 1º a 14 de julho de 2024

Passo a passo para adquirir a vacina:

Clique no link disponível acima ou acesse o site da FACEV (https://www.facev.org/) > menu superior Soluções > opção “Gestão de Cursos e Eventos” > opção “Serviços”.  Em seguida, clique em “Campanha do Agros contra o Herpes Zoster”. 

O formulário de solicitação é individual, ou seja, se um titular quiser solicitar a vacina para ele e para dois dependentes, deverá preencher o formulário três vezes, cada uma das vezes com os dados específicos do beneficiário que receberá a vacina.

Atenção: ao acessar a página da FACEV, após ler as instruções, você deve clicar no botão “Inscrever”. Será aberta uma nova página para “Efetuar login”. Os dados de login que serão pedidos na página NÃO são os seus dados de acesso ao autoatendimento do Agros, são os dados de acesso à FACEV. Caso ainda não tenha seu registro na FACEV, você deve clicar no botão "Quero me cadastrar agora".

 

Quem pode participar da Campanha? 

Todos os beneficiários do Agros que desejarem adquirir a vacina poderão participar. No momento da solicitação, no site da FACEV, será obrigatório anexar uma foto da carteirinha do plano de saúde, comprovando o vínculo com o Agros. 

Atenção: a aplicação da vacina, neste momento, será feita exclusivamente na Divisão de Saúde da UFV em Viçosa. Não será possível adquirir a vacina e retirá-la para aplicação em outro local.

 

Posso adquirir a vacina para pessoas que não são beneficiárias do Plano de Saúde do Agros?

Não. As doses só podem ser adquiridas para aplicação em beneficiários titulares, dependentes ou agregados do plano de saúde do Agros. No momento da aplicação será necessário apresentar a carteirinha do plano de saúde. 

 

Qual o valor da vacina?

  • 01 dose da vacina: R$588,00 (quinhentos e oitenta e oito reais).
  • 02 doses da vacina: R$1.176,00 (hum mil e cento e vinte reais).

Esses valores são para aquisição em 2024 e são compostos pelos custos da vacina, da aplicação e a taxa de administração da FACEV (gestora dos recursos). 

Atenção: Não é possível parcelar o pagamento, que deve ser feito por meio de boleto bancário, que tem vencimento 2 dias após a emissão. 

 

Até quando posso adquirir a vacina?

Ao longo do ano serão abertos alguns períodos para aquisição e pagamento de doeses da vacina. Os períodos previstos até o momento são:

  • De 18 a 22 de março de 2024
  • De 2 a 12 de maio de 2024
  • De 3 a 16 de junho de 2024
  • De 1º a 14 de julho de 2024

 

Qual o intervalo entre a aplicação da primeira e da segunda dose?

O intervalo recomendado de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 60 dias. 

 

Posso comprar as duas doses da vacina de uma única vez?

Sim, será possível adquirir as duas doses de uma única vez. Neste caso, a segunda dose ficará reservada para aplicação após o intervalo necessários entre as doses, que é de 60 dias. 

Quem preferir, pode adquirir uma dose em um formulário e a segunda dose quando o Agros abrir novo período de solicitação. Entretanto, o Agros não assegura o valor das vacinas, uma vez que as alterações no preço pelo laboratório fabricante serão repassadas aos beneficiários.

 

Quando e onde será aplicada a vacina?

Após a aquisição das doses e a entrega pelo laboratório, o Agros entrará em contato com os compradores para orientar sobre a aplicação da vacina, que será feita na Divisão de Saúde da UFV, em Viçosa. 

 

Posso comprar a dose e retirá-la na Divisão de Saúde da UFV para tomar em outro local?

Não. Neste momento, a aplicação das doses de vacina será feita exclusivamente na Divisão de Saúde da UFV em Viçosa.

 

Por que o Agros está realizando essa campanha?

A realização desta campanha visa atender a uma demanda de alguns beneficiários para que o Agros facilitasse o acesso à vacina contra a Herpes Zoster, que possui alta eficácia, mas também alto custo no mercado particular. O objetivo é disponibilizar a vacina a preços mais acessíveis, considerando apenas os custos operacionais da aquisição e aplicação, sem qualquer tipo de lucro por parte do Agros.  

Atenção: o pagamento da vacina será feito integralmente pelo beneficiário interessado na campanha. O custeio da vacina pelo Agros não consta no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nem nos regulamentos dos planos de saúde e não será uma obrigação assumida pelo Instituto neste momento. 

 

O que é Herpes Zoster?

Herpes Zoster, popularmente conhecida como cobreiro, é uma “doença de pele” causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o mesmo que provoca a catapora.

Ela é caracterizada pelo surgimento de lesões de pele (bolhas avermelhadas com líquido dentro) principalmente no tórax, pescoço e costas, que podem estar associadas a forte dor no local das lesões, chamada de nevralgia. O herpes zoster é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade, pessoas que já tiveram catapora e em adultos com sistema imune enfraquecido.  

Clique aqui para saber mais sobre a doença ou acesse as informações disponibilizadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.  

Atenção

  • A vacina contra herpes zoster é indicada para pessoas com mais de 50 anos, mas pode ser adquirida para aplicação em beneficiários de qualquer idade, se houver interesse e/ou indicação médica. 
  • O Agros não se responsabiliza pela prescrição da vacina e por eventuais efeitos adversos relacionados a ela. Para maior segurança, a orientação é para que cada beneficiário que tenha interesse em adquirir e receber a vacina avalie, com seu médico, sobre a necessidade e benefícios de recebê-la e também sobre os eventuais riscos ou efeitos colaterais associados.