VidaPrev – Conheça os prazos importantes relacionados às opções de recebimento de benefício

A partir de 30 de novembro de 2023, os participantes do Plano B poderão fazer algumas opções relacionadas ao benefício que poderão receber no VidaPrev. Essas opções poderão ser feitas por meio de um simulador online, que será disponibilizado no site do Agros, ou no atendimento presencial em Viçosa e em Florestal.

Leia com atenção as informações a seguir, sobre os prazos para fazer as opções e os materiais de esclarecimento para auxiliar nas escolhas a serem feitas. 


Publicado em: 28/11/2023 às 18:30hs

 

A partir de 30 de novembro de 2023, os participantes do Plano B poderão fazer algumas opções relacionadas ao benefício que poderão receber no VidaPrev.

Essas opções poderão ser feitas por meio de um simulador online, que será disponibilizado no site do Agros, ou no atendimento presencial em Viçosa e em Florestal.

Leia com atenção as informações a seguir, sobre os prazos para fazer as opções e os materiais de esclarecimento para auxiliar nas suas escolhas. 

OPÇÕES A SEREM FEITAS

Cada participante poderá fazer as seguintes opções relacionadas ao recebimento do benefício no VidaPrev: 

  • Escolher o Regime de Tributação de Imposto de Renda que prefere que seja aplicado ao benefício mensal ou ao resgate (para aqueles que fizerem essa opção no futuro, se não estiverem em recebimento de benefício de renda mensal);  
  • Aumentar o prazo de recebimento do benefício mensal, além do prazo mínimo estabelecido de acordo com a idade, se desejar;  
  • Receber 5% do valor da reserva no primeiro benefício mensal, se desejar;
  • Receber o benefício mensal 12 ou 13 vezes por ano.

 

PRAZOS PARA FAZER AS OPÇÕES 

escolha-regime-tributacao-prazos
*Para os pensionistas, será automaticamente cadastrado o regime Progressivo, que é o regime dos benefícios do Plano B. 

escolha-forma-de-recebimento-prazos

*O pensionista ou aposentado que não fizer essas opções até 30/12/2023 será transferido para o novo plano com o recebimento da seguinte forma: sem 5% da reserva no benefício inicial, com pagamento em 12 parcelas anuais (sem 13º) e regime de tributação Progressivo. 

** O atendimento presencial do Agros será feito até 29/12/2023. O prazo de 30/12/2023 é para o registro das opções pelo simulador. 

 

MATERIAIS INFORMATIVOS

Para saber mais informações que podem auxiliar nas suas escolhas relacionadas ao VidaPrev, confira os seguintes materiais: 

 

Cartilha de respostas para Dúvidas Frequentes relacionadas ao VidaPrev

Ou copie o link https://www.agros.org.br/storage/upload/pdf/previdencia/vidaprev/agros-cartilha-duvidas-frequentes-vidaprev.pdf e cole no navegador

Regulamento do VidaPrev aprovado pela Previc

Cartilha sobre os Regimes de Tributação do Imposto de Renda

A Cartilha sobre os Regimes de Tributação do Imposto de Renda foi atualizada em fevereiro/2024 com os novos valores da tabela de Imposto de Renda 2024, publicada no Diário Oficial da União em 06/02/2024.

 

COMO FAZER AS OPÇÕES

Você poderá fazer as opções no simulador online ou no atendimento presencial do Agros em Viçosa e em Florestal. 

Simulador

O simulador estará disponível a partir de 30 de novembro de 2023. O link de acesso será disponibilizado no site www.agros.org.br e enviado para o e-mail de cada participante que consta no cadastro do Agros. 

O acesso ao simulador deve ser feito com os 8 primeiros dígitos da matrícula do participante no Agros; a senha é a mesma usada para acessar o autoatendimento. Se não souber seu login ou senha, entre em contato como Agros. Confira, a seguir, os vídeos que demonstram o passo a passo de acesso e de utilização do simulador de benefícios. 

Passo a passo do simulador - para PENSIONISTAS

Passo a passo do simulador - Para APOSENTADOS QUE RECEBEM SUPLEMENTAÇÃO DO PLANO B 

Passo a passo do simulador - PARA ATIVOS E APOSENTADOS QUE NÃO RECEBEM SUPLEMENTAÇÃO DO PLANO B

Para saber como funciona a assinatura eletrônica (assinatura “digital”) fornecida pelo GOVBR, confira a notícia publicada aqui e o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=dE_hy6sbe9Q .

Atendimento presencial

Quem preferir poderá fazer as opções de recebimento de benefício no atendimento presencial do Agros em Viçosa ou em Florestal. 

Clique aqui para conhecer a escala de atendimento presencial específico do VidaPrev

Os atendimentos específicos do VidaPrev terão início em 30 de novembro de 2023 e seguem até o final de janeiro de 2024. Após essa data, os participantes continuarão a ser atendidos, mas na estrutura normal de atendimento do Agros.

 

[Matéria editada em 29/11/2023, para inclusão da escala de atendimento presencial]