Substituição do Plano B – Conselho Universitário aprova critérios de individualização de reservas

Metodologia de individualização das reservas será apresentada aos participantes do Plano B em Assembleia no dia 8 de março de 2023.


Publicado em: 16/02/2023 às 17:30hs

 

Em reunião na manhã de hoje (16/02/2023), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa (CONSU) aprovou a metodologia de apuração das Reservas Matemáticas Individuais de Transferência (RMIT) do Plano B para o Plano CD VidaPrev. 

Conforme definido pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a UFV, como patrocinadora do Plano B, deveria manifestar concordância com as regras de negócio que estabelecem os critérios de individualização das reservas dos participantes, que estão descritas na Nota Técnica Atuarial Específica (NTA 1.1.1). A aprovação pelo CONSU cumpre essa etapa, prevista no cronograma de substituição do Plano B .

A Nota Técnica Atuarial Específica e o Regulamento Plano foram aprovados por unanimidade pelo Conselho Deliberativo do Agros no dia 31 de janeiro de 2023.

A Rodarte Nogueira – Consultoria em Estatística e Atuária, responsável pelo desenvolvimento da metodologia e cálculos utilizados na individualização das reservas, produziu uma correspondência com um resumo do processo de substituição do Plano B. Em breve, ela será entregue a todos os participantes, assistidos e pensionistas em recebimento de benefício do plano. 

Clique aqui para acessar o material produzido pela Rodarte Nogueira

Assembleia com os participantes 

Considerando a necessidade de aprovação dos critérios de individualização de reservas pelos participantes, assistidos e pensionistas em recebimento de benefício do Plano B, o Agros irá realizar uma assembleia sobre o assunto. 

A assembleia será no dia 8 de março de 2023, no Espaço Fernando Sabino (no Centro de Vivência, campus da UFV), às 10h. Ela será aberta a todos os participantes, assistidos e pensionistas em recebimento de benefício do Plano B e quem não puder comparecer poderá acompanhar uma transmissão pelo Youtube, em link que será divulgado posteriormente.  

Na ocasião, o responsável técnico João Roberto Rodarte, da Rodarte Nogueira – Consultoria em Estatística e Atuária, fará uma apresentação sobre a metodologia utilizada para a individualização das reservas e sobre as regras de negócio para o recebimento dos benefícios. 

Em seguida, os participantes deverão votar para indicar se aprovam ou não o critério utilizado para distribuição de eventual excedente dos recursos financeiros, caso ele exista no momento da transferência de recursos do Plano B para o VidaPrev. 

Clique aqui para conhecer o edital de convocação para a Assembleia

 

Resumo das informações:

Assembleia com participantes e pensionistas do Plano B

Data: 8 de março de 2023

Horário: 10h – Abertura do espaço às 8h

Local: Espaço Fernando Sabino, no Centro de Vivência, campus da UFV – Viçosa.

Transmissão do evento via Youtube, em link que será divulgado posteriormente.

Atenção: para votar será preciso apresentar documento de identificação com foto.